Meio Ambiente

Chuva ameniza fogo em Corumbá, líder no País em queimadas este ano

Cidade pantaneira registrou 127 focos em 30 dias, segundo dados do Inpe

Jones Mário | 31/01/2020 12:59
Chuva ameniza fogo em Corumbá, líder no País em queimadas este ano
Focos de incêndio se alastraram pelas margens do Rio Paraguai (Foto: Divulgação/CBMMS)

Em 30 dias, Corumbá registrou 127 focos de incêndios florestais, segundo monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O número deixa a cidade pantaneira, distante 420 quilômetros de Campo Grande, na liderança do ranking de municípios brasileiros com mais registros de queimadas em 2020.

Atrás de Corumbá estão Poconé (74) e Nova Mutum (45), no Mato Grosso. O município sul-mato-grossense também foi o mais atingido pelo fogo em 2019, com 6,2 mil focos detectados.

Nestas quinta (30) e sexta-feira (31), as chuvas amenizaram o problema no Pantanal. Segundo estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as precipitações acumularam 6,6 milímetros em dois dias.

Segundo divulgou o governo estadual, o Corpo de Bombeiros monitora a região. A fim de avaliar a área de reserva, equipe formada por quatro militares navegou pelo Rio Paraguai rumo a Serra do Amolar, ontem, na fronteira do Brasil com a Bolívia, entre Cáceres (MT) e Corumbá.

A vistoria continua no Rio Paraguai-Mirim, braço do Paraguai, nesta sexta. Na quinta, Bombeiros sobrevoaram a região com auxílio do IHP (Instituto Homem Pantaneiro).

As queimadas voltaram a se alastrar pelo Pantanal nas margens do Rio Paraguai. De acordo com o governo do Estado, as regiões mais afetadas foram Serra do Amolar, Jatobazinho e Baía do Tuiuiú.

Nos siga no
Veja Mais