Meio Ambiente

Chove 47 mm em 3h na Capital e Defesa Civil faz alerta

São esperados acumulados significativos de chuva e áreas inundadas devem ser evitadas

Viviane Oliveira e Cleber Gellio | 13/04/2022 08:57
Córrego Prosa na Avenida Ricardo Brandão recebe grande volume de água. (Foto: Marcos Maluf) 
Córrego Prosa na Avenida Ricardo Brandão recebe grande volume de água. (Foto: Marcos Maluf) 

Na manhã desta quarta-feira (13), em 3 horas, choveu pouco mais 47 mm (milímetros) em Campo Grande. Várias ruas da Capital ficaram alagadas, causando transtornos à população. A Defesa Civil fez alerta de chuvas pontuais com risco de queda de árvores e granizo com estragos em plantações. São esperados acumulados significativos. 

Na Capital, devido à forte chuva, o Aeroporto Internacional opera por instrumentos e um voo da companhia Azul, que vinha de Várzea Grande, previsto para aterrissar às 7h10, precisou arremeter para Ribeirão Preto (SP). 

Várias ruas da região sul (saída para São Paulo) à norte (saída para Cuiabá) ficaram inundadas. Houve relatos de alagamentos na Rua Dom Fernandes Sardinha, no Los Angeles, na Rua Lino Villachá, no Colúmbia, e na Avenida Coronel Antonino. O Córrego Prosa na Avenida Ricardo Brandão registrou volume grande de água. 

Conforme o Climatempo, um milímetro de chuva representa 1 litro de água por metro quadrado. Por exemplo, 47 litros acumulados aos poucos durante o dia, pode ter um impacto pequeno, mas em um curto período de tempo, por exemplo, em 1 hora, já é considerado uma grande quantidade de chuva

Na região norte, na Avenida Coronel Antonino, as ruas ficaram alagadas. (Foto: Marcos Maluf)

Muita chuva - Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o avanço de uma frente fria vai aumentar o volume de chuvas e, nos próximos dias, provocar queda acentuada nas temperaturas em Mato Grosso do Sul. 

A tendência é que essa frente fria avance pelo sul a partir de hoje, entre a tarde e a noite. São esperadas chuvas de intensidade moderada a localmente fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, que podem atingir valores até 90 km/h.

Frente fria - Essas instabilidades ocorrem em razão do avanço de um cavado pré-frontal, sistema meteorológico que antecede a frente fria e provoca aumento de nuvens e chuva para praticamente todas as regiões do Estado. Além das chuvas, o destaque da Semana Santa será as temperaturas, que ao longo de quinta-feira (14) começam a cair.

A meteorologia indica temperaturas mínimas amenas, entre 12°C a 14°C para as regiões sul e sudoeste. Na sexta-feira (15), a massa de ar frio avança para outras áreas do Estado, que podem registrar temperaturas mínimas em torno de 11°C. Em Ponta Porã, são esperados valores entre 11ºC e 13ºC, em Corumbá, entre 17ºC e 19ºC e na Capital, valores em torno de 15ºC e 17ºC. 

Nos siga no