Meio Ambiente

Capital deve registrar menor temperatura do ano

Frio deve aparecer gradualmente e chegar a 15°C na noite de hoje e a 10°C amanhã (4)

Clayton Neves, Lucia Morel e Gabrielle Tavares | 03/05/2022 14:48
Campo-grandense já começou a tirar o casaco do guarda-roupas. (Foto: Henrique Kawaminami)
Campo-grandense já começou a tirar o casaco do guarda-roupas. (Foto: Henrique Kawaminami)

Depois que termômetros atingiram a casa dos 17,4°C no dia 1° de abril, Campo Grande deve superar a marca e, nesta terça-feira (3), terminar o dia com a menor temperatura do ano. Segundo o Climatempo, o frio deve aparecer gradualmente e chegar a 15°C na noite de hoje e a 10°C amanhã (4). 

Nos próximos dias, o sol ficará com muitas nuvens e pancadas de chuva podem ser registradas à tarde e à noite. São esperados ventos de até 17 quilômetros por hora e acumulado de chuva de 15 milímetros. Com isso, a recomendação é para que o casaco e cobertor sejam retirados do armário.

Especialistas afirmam que essa condição climática se instalou em razão da formação de um ciclone extratropical sobre o Sul do Brasil. No período entre 2 e 5 de maio, a população deve ficar atenta para problemas causados por chuva intensa e volumosa, raios e ventania, com situação potencial para queda de árvores, alagamentos, deslizamentos de terra e interrupção de fornecimento de energia elétrica.

Nesta tarde, nas ruas, muitas pessoas já de casaco em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), 63 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de tempestade até amanhã (4). 

Nas ruas - nas ruas a população já tirou os casacos do armário e o frio desta tarde em Campo Grande foi de muita gente agasalhada nas ruas. A professora aposentada Solange de Oliveira, 56 anos, está animada para o inverno, que chega em 21 de junho. "Me sinto bem e mais disposta", comentou.

O vendedor Geison dos Santos, 39, é vendedor e disse ter gostado da queda rápida de temperatura e da chuva leve. "Estava muito seco, tem mesmo que ter mais umidade que é essencial pra nossa saúde, né?", disse, reforçando que gosta do frio porque "fica mais juntinho, perto da família", afirmou.

O prognóstico do inverno só deverá sair, segundo as agências meteorológicas, em 10 de junho, sendo que antes disso, qualquer previsão pode ser bastante incerta. 

O meteorologista Natálio Abrão diz que para amanhã, a quarta-feira amanhece com nevoeiro e depois "uma massa de ar polar vai avançar com queda na temperatura entre quinta-feira e sábado", sustenta.

Matéria atualizada às 16h48 para acréscimo de informações.

Nos siga no