Meio Ambiente

Brigadistas indígenas recebem aulas com drone para combater incêndios

Comunidades receberam doação do equipamento que irá auxiliar nas ações no Pantanal

Por Jéssica Fernandes | 30/07/2024 12:42
Brigadistas indígenas recebem aulas com drone para combater incêndios
Brigadistas indígenas manuseiam controle de drone durante treinamento. (Foto: Divulgação)

Três brigadas indígenas do povo terena passaram por treinamento especializado para apreender a manusear drones que foram doados para auxiliar no combate oas incêndios que atingem a região do Pantanal. Ao todo, 28 brigadistas do programa Brigadas Federais em Terras Indígenas (BRIFs) participaram da ação. 

O treinamento foi oferecido pela EJF (Environmental Justice Foundation) no final de semana, na aldeia indígena Limão Verde, em Aquidauana, a 141 km da Capital. Quatro drones foram doados às brigadas das terras indígenas Taunay/Ipegue, Cachoeirinha e Limão Verde. 

Durante o treinamento, a EJF passou conteúdos teoóricos e práticos como noções básicas de pilotagem, manutenção e operação de drone em situações diversas. A iniciativa é realizada no momento em que quatro regiões do Pantanal registram incêndios, sendo elas Porto da Manga; a região da Área de Adestramento do Rabicho (AAR); as proximidades da fazenda Tupanciretã; e as proximidades da fazenda Santa Sofia, ambas na região da Nhecolândia. 

Conforme o INPE (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais), de 1º de janeiro a 28 de julho, foram registrados 4.553 focos de calor. O número corresponde a 80% do bioma no Mato Grosso do Sul. 

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias
Veja Mais