Meio Ambiente

Bombeiros reforçam efetivo para combater fogo na Baía do Tuiuiú

Área de atuação desta quarta-feira está localizada a 20 km de Corumbá e contou com reforço de homens de Aquidauana e Jardim

Gabriel Neris | 22/07/2020 17:58
Fumaça toma conta do Pantnal de Corumbá (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Fumaça toma conta do Pantnal de Corumbá (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

O Corpo de Bombeiros continua atuando no combate as queimadas no Pantanal sul-mato-grossense. A corporação de Corumbá, distantes 419 km de Campo Grande, recebeu reforço de oito bombeiros das unidades de Aquidauana e Jardim.

Os trabalhos desta quarta-feira (22) foram concentrados na Baía do Tuiuiú, localizada a 20 km de Corumbá. A ação de hoje também contou com seis brigadistas do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Corumbá lidera o ranking de queimadas com 2.370 focos de calor registrados neste ano. O número representa 66% do total de queimadas em Mato Grosso do Sul no ano, que chegaram a 3.548.

O Estado já conta com aumento de 86% no índice de queimadas, de 1o de janeiro a 21 de julho, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Com as queimadas tomando conta de Corumbá, moradores revelam como estão suportando a fumaça. “O cheiro de fumaça está muito forte, mesmo com a casa fechada. Tenho que fazer o uso da bombinha e também inalação, para poder dormir tranquila”, contou Ana Santos, moradora do bairro Centro América, ao site Diário Corumbaense.

“Tenho que ficar com a casa fechada, isso para poder proteger meu filho de 10 meses, que tem bronquite. A minha filha também reclama, pois os olhos e nariz ardem”, contou ao site, Nágela Sório, que mora na Avenida General Rondon.

Nos siga no