Meio Ambiente

Área mais crítica de incêndios, Pantanal do Nabileque recebe reforços no combate

Bombeiros estavam em fase de controle entre Corumbá e Porto Murtinho, mas condições climáticas mudaram cenário

Aletheya Alves | 23/08/2021 16:39
Aeronave durante operação para controle de incêndios na região entre Corumbá e Porto Murtinho. (Foto: Divulgação)
Aeronave durante operação para controle de incêndios na região entre Corumbá e Porto Murtinho. (Foto: Divulgação)

Combatendo focos de incêndio há mais de duas semanas no Pantanal do Nabileque, equipes do CBM (Corpo de Bombeiros Militar) receberam reforço de militares no controle ao fogo durante esta segunda-feira (23). Na avaliação dos bombeiros, a região do Carandazal, entre Corumbá e Porto Murtinho, é atualmente a mais crítica em Mato Grosso do Sul. 

Conforme o CBM, as altas temperaturas, baixa umidade do ar e vegetação muito seca facilitam a propagação dos incêndios. Por isso, uma base operacional foi instalada na região do Carandazal para dar suporte às aeronaves Air Tractor, que ajudam no combate com lançamento de água. 

Incêndio se espalhando em fazenda na região de Porto Murtinho. (Foto: Divulgação)

Outra base, instalada no aeroporto internacional de Corumbá, também atua no atendimento da região norte do Pantanal. Responsável por operação de combate aos incêndios, a tenente-coronel Tatiane Dias explica que os focos da região estavam em fase de controle, mas retornaram a se espalhar, “as mudanças climáticas são constantes, o vento mudou de direção e o fogo voltou a se propagar e a área destruída é bem representativa. Reforçamos as equipes e contamos com apoio aéreo”, explica.

Já em Bela Vista, região de fronteira com o Paraguai, os bombeiros seguem combatendo incêndios com 20 militares nas áreas do Lixão, Fazenda Rancherinha, Estrada Boiadeira, Aeroporto, Trevo da Cerâmica e Aldeia Pirakuá. Na ação, 125 homens do Exército estão empenhados, além de veículos e equipamentos. 

Militares do Corpo de Bombeiros realizando controle de incêndios no Pantanal. (Foto: Divulgação)

Ainda em Bela Vista, a Defesa Civil Municipal, Sindicato Rural e uma empresa também cederam maquinário e caminhões-pipa para o controle das chamas. Também em situação preocupante, Porto Murtinho segue com fogo avançando em propriedades rurais, margens das estradas e do Rio Paraguai. 

Para a operação em Porto Murtinho, oito equipes estão distribuídas entre as fazendas Lucero Porã, Cristina, Quebracho Brasil, Itamoroty, Toro Peru, Santa Cecília e Santo Antônio. Também há militares às margens da BR-267. Uma nova equipe do Corpo de Bombeiros também foi deslocada para uma área a 20 quilômetros de Corumbá, na região do Frigorífico Caiman. 

Nos siga no