Meio Ambiente

Após denuncias de catadores, Prefeitura vai mandar equipes ao lixão

Aline dos Santos e Mariana Lopes | 17/01/2013 12:49
Bernal disse que vai averiguar denúncia de catadores. (Foto: Luciano Muta)
Bernal disse que vai averiguar denúncia de catadores. (Foto: Luciano Muta)

A prefeitura de Campo Grande vai enviar equipes ao lixão, reaberto por decisão judicial na última terça-feira, para verificar a denúncia de que o lixo não está sendo descartado na área de transição, onde os catadores coletam o material reciclável.

Na manhã desta quarta-feira, os trabalhadores relataram que estão de braços cruzados porque os caminhões da coleta descartaram o lixo diretamente no aterro sanitário. O prefeito Alcides Bernal (PP) afirmou que vai enviar técnicos da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Trabalho e Habitação), Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e da assistência social para verificar a denúncia.

"O material tem que ser depositado no local onde eu determinei e a Justiça garantiu. Para que possam fazer o trabalho lá", disse o prefeito. Reaberto após o fechamento em dezembro de 2012, quando completou 28 anos em atividade, o lixão funciona com novas regras.

Os catadores não têm acesso à montanha de detritos e o funcionamento vai das 8h às 18h. O superintendente da CG Solurb, Élcio Torres, disse ao Campo Grande News que o lixo foi descartado na área de transição. Segundo ele, apenas o excedente foi destinado ao aterro sanitário. 

A empresa vai receber R$ 1,3 bilhão da prefeitura para fazer gestão do lixo nos próximos 25 anos. A licitação é investigada pelo MPE (Ministério Público Federal) e Bernal cogita anular o procedimento.

Nos siga no