Meio Ambiente

Após cheia, nível do rio Paraguai entra em fase de declínio no Pantanal

Anny Malagolini | 15/07/2016 12:49
 Até o começo de agosto, a altura do rio deve cair para 3,77 metros (Foto: Marinha)
Até o começo de agosto, a altura do rio deve cair para 3,77 metros (Foto: Marinha)

A partir de agora, o nível do Rio Paraguai no Pantanal sul-mato-grossense deu início a sua fase de declínio. A cheia deste ano levou o rio a alcançar neste ano a marca de 4,06 metros, um dos maiores níveis dos últimos cinco anos.

De acordo com a previsão hidrológica da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, o nível do rio deve ficar abaixo dos 4 meses a partir da próxima, nas réguas de Ladário e Porto Coimbra. Até o começo de agosto, a altura do rio deve cair para 3,77 metros.

Uma das maiores cheias do Rio Paraguai foi registrada em Porto Murtinho, quando seu nível chegou aos 9,71 metros.

A propagação das cheias do rio Paraguai se dá ao longo de vários meses do ano, caracterizando o lento escoamento das águas no Pantanal. Isto se deve à complexa combinação das contribuições de cada planície cujas lagoas e baías funcionam como reguladores de vazão, acumulando água e amortecendo a elevação do nível durante o crescimento da cheia e cedendo água durante a recessão.

Em Mato Grosso do Sul, as estações do Rio Paraguai estão em Bela Vista do Norte, Porto São Francisco, Ladário, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Murtinho.

Nos siga no