Lado Rural

Vazio sanitário da soja termina dia 15 de setembro em MS

Este ano Mapa tornou o calendário de semeadura da soja obrigatório em 20 estados

José Roberto dos Santos | Com Semagro-MS | 09/09/2021 09:29
A Ferrugem Asiática é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi; é uma das mais severas pragas que ataca a cultura da soja. Foto: Embrapa
A Ferrugem Asiática é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi; é uma das mais severas pragas que ataca a cultura da soja. Foto: Embrapa

O vazio sanitário da soja termina oficialmente em Mato Grosso do Sul no dia 15 de setembro. No período de 90 dias esteve proibido o cultivo do grão, sob risco de penalidades. Em MS, portanto, o período de semeadura da soja vai de 16 de setembro de 2021 a 3 de fevereiro de 2022.

A campanha realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), tem a parceria da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O período de plantio da oleaginosa no Estado tem início no 16 de setembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, devendo ser realizado no site do Iagro (www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio) no período entre 1º de setembro e 10 de janeiro ou até mesmo fora dele.

O vazio sanitário é crucial para evitar a expansão de focos de ferrugem asiática nas lavouras, sendo a doença de maior expressão da cultura da soja.

Vazio obrigatório 

Este ano portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tornou o calendário de semeadura da soja obrigatório para 20 estados.

A semeadura da soja que, até o momento, era estabelecida somente nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins, passa ser obrigatória também, a partir desta safra, nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo, totalizando 20 unidades da federação com período determinado para início e final do plantio. 

A Ferrugem Asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, e considerada uma das mais severas que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico. Nas diversas regiões geográficas onde a ferrugem asiática foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção.

Expectativa da safra

Logo mais nesta quinta-feira, a Conab (Companhia Naciona de Abastecimento) irá divulgar o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/2021, fechando o ciclo de produção da atual safra. No dia 7 de outubro a companhia fará a divulgação do primeiro levantamento da safra de grãos 2021/2022, com a expectativa de plantio da próxima safra. 

Nos siga no