Lado Rural

Monitoramento por satélite confirma produtividade recorde da soja em MS

Previsão pela EarthDaily Agro é de produtividade pelo menos 50% maior da cultura no Estado

José Roberto dos Santos | 31/01/2023 11:35
Plantação de soja em Mato Grosso do Sul; índices de chuvas ajudam no desenvolvimento da cultura. (Foto: Arquivo/Semadesc)
Plantação de soja em Mato Grosso do Sul; índices de chuvas ajudam no desenvolvimento da cultura. (Foto: Arquivo/Semadesc)

O Mato Grosso do Sul registrou chuvas abaixo da média, mas o volume foi suficiente para permitir o desenvolvimento das plantas e o índice de vigor da vegetação mostra boa evolução da soja. Com isso, os dados do sensoriamento remoto da EarthDaily Agro, estimam que a produtividade deverá alcançar 3,8 toneladas por hectare, considerada recorde e 50% acima da temporada anterior, que sofreu com perdas devido à seca. 

“No Centro-Oeste, algumas áreas tiveram volume de chuva 50% acima da média no período. No geral, a soja está se desenvolvendo bem e há expectativa para registro de altas produtividades. Tanto o modelo europeu (ECMWF) quanto o americano (GFS) indicam chuvas acima da média para os próximos 10 dias, mantendo alta a umidade do solo, mas podendo dificultar as operações de campo das áreas que já estão sendo colhidas, caso do Mato Grosso e Goiás”, aponta Felippe Reis, analista de culturas da EarthDaily Agro, empresa de monitoramento de safra por satélite.

Previsão do tempo para a agricultura

A previsão para a semana e para o início de fevereiro, entre segunda (30/01) e a quinta-feira (02/02), indica tempo instável, com sol, aumento de nebulosidade e possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada. Além disso, podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, com destaque para as regiões centro-leste e sul do Estado.

A previsão é do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), juntamente com a Aprosoja-MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho).

O boletim desta semana pode ser conferido clicando AQUI.

Nos siga no