Lado Rural

Mercado do boi gordo é tema do 3º Encontro Técnico dos Criadores na Acrissul

Palestrante é consultor e zootecnista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Por José Roberto dos Santos | 18/10/2023 16:25
Caio Rossato fala sobre o mercado da carne durante palestra no Sindicato Rural de Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Caio Rossato fala sobre o mercado da carne durante palestra no Sindicato Rural de Campo Grande. (Foto: Divulgação)

Com o tema "Desafios do Mercado do Boi Gordo e Suas Oportunidades", a 3° edição do Encontro Técnico dos Criadores irá trazer o palestrante Caio Rossato, Zootecnista graduado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e proprietário da PECBR Consultoria, empresa responsável pelo acompanhamento técnico de abates de mais de 5 mil lotes, em mais de 13 estados diferentes e também no Paraguai e Bolívia. A encontro será no dia 6 de novembro às 18h30 no Pavilhão do Fazendeiro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS).

De acordo com Caio Rossato, a intenção da palestra é fazer com que o pecuarista entenda o mercado da carne em um cenário nacional e global, e atender o nicho de mercado e as várias especulações que podem interferir no preço da arroba paga ao produtor. 

Pecuária retrai 10% em 2023

Consequência da desvalorização do gado gordo (e em outras categorias), a pecuária de Mato Grosso do Sul fechará 2023 com um faturamento de R$ 18,7 bilhões, 10% menor em relação ao ano passado quando faturou R$ 20,8 bilhões. Os números são do levantamento do VBP (Valor Bruto da Produção), feito pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Neste ano registrou-se um excesso de oferta em plena entressafra, principalmente de fêmeas prontas para o abate, o que acabou puxando os preços para baixo.

Em setembro e outubro as cotações sofrem ajustes positivos por conta da redução da oferta, mas nada significativo a ponto de recuperar os preços melhores praticados no ano passado.

Nos siga no