Sabor

Sem desperdiçar nada, saiba como renovar refeições para as crianças

Inicie a semana já sabendo o que fazer com as "sobrinhas" da geladeira com receitas práticas e saudáveis de nutricionista

Raul Delvizio | 31/08/2020 06:34
Sem desperdiçar nada, saiba como renovar refeições para as crianças
A nutricionista Camila Reis com suas duas filhas. (Foto: Arquivo Pessoal)

É difícil agradar a criança e ao mesmo tempo preparar uma refeição nutritiva. Acaba que aquela comida fica "abandonada" e por fim estraga. O Menu da Nutricionista de hoje é para acabar com isso. Inicie a semana já sabendo o que fazer com as sobras da sua geladeira, preparando novos pratos que agradam todas as fomes. As receitas são da nutricionista Camila Reis.

"Com relação ao aspecto nutricional, se perde muito pouco no novo cozimento. É melhor usar o alimento do que ele ir ao lixo. Estando com bom sabor, cheiro e aparência, não tem porque jogá-lo fora", explica Camila. Ela, que é mãe de duas filhas pequenas, afirma que também põe isso em prática. "Caso não aceitem o que fiz, sempre tento colocar uma nova cara, até como forma de educação alimentar e melhorar a nutrição delas".

Confira algumas das receitas:


BOLINHO DE INHAME COM BATATA DOCE
(próprio para crianças a partir de 9 meses sem adição de sal)

Em forma de estrela, bolinho de inhame com batata doce. Receita agrada tanto fome dos pequenos quanto aos olhos de quem come. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ingredientes:

  • 1 inhame pequeno cozido
  • 6 rodelas de batata doce cozida
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de arroz
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo – Bater no liquidificador o inhame, a batata doce, os ovos e o azeite de oliva. Misturar em uma vasilha à parte com a farinha de arroz e, por último, o fermento. Colocar numa forma untada e assar por 35 minutos em forno à 180º C.

Dica da Camila – A farinha de arroz também pode ser substituída por farinha de aveia, aveia em flocos, farinha de trigo ou farinha de tapioca. Pode ir ao forno em forminhas de cupcake ou ramekin. Após assado e resfriado, pode levar ao congelador por até 30 dias.


RISOTINHO DE BETERRABA
(próprio para crianças a partir de 6 meses sem adição de sal)

Receita de risoto de beterraba. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de beterraba ralada crua
  • 1 colher (sopa) de grão de bico cozido
  • 3 colheres (sopa) de arroz integral (pronto)
  • 3 colheres (sopa) de couve manteiga refogada

Modo de preparo – Juntar todos os ingredientes em uma panela com um pouco de água. Misturá-los bem, mexendo em fogo baixo para deixar umedecido, como um risoto. Adicionar uma porção proteica (carne, ovo, frango ou peixe) à parte ou junto ao risoto, conforme a preferência.

Dica da Camila – A beterraba pode ser substituída por qualquer outro legume (cenoura, abobrinha, cabotiã). O grão de bico, trocado por outra leguminosa (feijão, lentilha, feijão branco). A couve manteiga, por alguma outra folha (rúcula, alface, espinafre). Tudo pode ser refogado ou não.


LEGUMES ASSADOS NO FORNO
(próprio para crianças a partir de 6 meses sem adição de sal)

Receita de legumes assados no forno também pode virar um excelente purê. (Foto: Arquivo Pessoal)

Ingredientes:

  • 3 a 4 tipos de legumes/vegetais que tiver na geladeira
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • Orégano ou ervas finas a gosto

Modo de preparo – Os legumes devem ser cortados e untados com azeite em uma forma. Salpicar com orégano.  Assar por 30 minutos em forno à 180º C ou até a textura ficar como a desejada.

Dica da Camila – Outra maneira de preparo é a de purê. Após bem assados, passar no liquidificador ou processador os legumes ainda quentes, adicionando água aos poucos para a consistência ser a de pirê sortido. Também pode adicionar qualquer outro tempero (ervas finas, manjericão seco, etc.).

Você é nutricionista e também tem uma receita bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, Facebook, Instagram ou ainda pelo e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no
Veja Mais