Sabor

Parar "culturalizar" cliente, restaurante francês cria menu com produtos simples

Elverson Cardozo | 07/03/2015 07:23
Espaço interno do restaurante. (Foto: Cleber Gellio)
Espaço interno do restaurante. (Foto: Cleber Gellio)

Para “culturalizar” clientes, o restaurante francês Les Amis, inaugurado há 1 ano e dois meses, em Campo Grande, desenvolveu um menu feito à base de produtos sazonais, mais simples, que podem ser encontrados com mais facilidade.

Isso torna possível vender pratos tradicionais, conhecidos pelo requinte, por valores menores. “Eu tento achar o que é mais barato no mercado e desenvolver algo em cima disso”, explica o chef de cozinha Franklin Willian Cardoso dos Santos, de 22 anos.

Filé mignon suíno grelhado com especiarias. Acompanha purê de berinjela e legumes glaceados. (Foto: Divulgação)

“Cada semana eu brinco com o que tenho em mãos”, completa. Franklin já aproveitou a promoção do camarão para fazer um “Brochete com pastis de Marseille”, bebida à base de anis-estrelado (planta originária da China e do Vietnã).

Na última terça (3), ele conseguiu apresentar aos clientes um filé mignon de porco (cozido em baixa temperatura) com especiarias e legumes encontrados no mercado: cebolinha, cenoura, brócolis, maxixe e tomate. “Daí fiz um purê de berinjela para acompanhar”, diz.

A ideia, segundo ele, é atrair clientes para o restaurante e, além disso, divulgar a culinária francesa. “É uma forma de culturalizar o público que não conhece”, comenta. Desta maneira, valoriza, os dois lados ganham.

Na cozinha, a estratégia inclui trocar, por exemplo, os mini legumes (baby), por outros comuns e a carne nobre por cortes mais populares. A diferença reflete do valor final, que pode ser triplicado.

Mas os pratos mais baratos, feitos com esses produtos mais simples, são vendidos apenas nas terças-feiras, quando o “Menu Dujour” (Menu do Dia) sai a R$ 49,00. Por esse preço, o cliente tem um jantar completo, com entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho espumante (depende da harmonização do prato).

O cardápio é divulgado com antecedência, na página do restaurante no Facebook. Reservas podem ser feitas pelo telefone (67) 3026-6444. O Les Amis fica na Rua José Antônio, 644, no Centro de Campo Grande. O local funciona de terça a quinta, das 19h à 00h e, na sexta e no sábado, das 19h à 01h.

Nos siga no