Sabor

Para mostrar opção de lanche sem origem animal, grupo faz piquenique vegano

Paula Maciulevicius | 24/01/2014 09:30
Torta Rápida de Grão de Bico e Pêssego, uma das receitas que podem servir de inspiração para o Veganic. (Foto: Reprodução/Cozinha de Solteiro)
Torta Rápida de Grão de Bico e Pêssego, uma das receitas que podem servir de inspiração para o Veganic. (Foto: Reprodução/Cozinha de Solteiro)

Neste sábado, o Horto Florestal recebe tolhas xadrez e cestas que trazem mais que alimentos, uma filosofia de vida. Para mostrar que é possível sim fazer pratos que não levam ingredientes de origem animal, um grupo de gente engajada na causa realiza o 1° Veganic de Campo Grande, a partir das 16h.

O evento, criado no Facebook, faz o convite para que todos levem pratos veganos doces ou salgados e aproveitem para trocar ideias e receitas, além de compartilhar um momento de lazer e integração. No entanto, por se tratar de um piquenique vegano, não é só a carne que deve ser evitada, as receitas não podem levar ovos, leite e derivados, como frios, gelatinas, queijo e mel.

Vegano e criador da Fan Page de receitas “Cozinha de Solteiro”, Ed Wassouf, tem nos posts a prova de que tem opção à beça para montar um cardápio variado. Só de pratos sem nenhum derivado animal já foram mais de 50 publicações. A que ele escolheu para o piquenique será a torta americana de morango. A foto é de dar água na boca.

 

Bolo de milho e canela, para dar a 'liga', receita usa baba de chia ao invés de ovos.

“O evento é comum em São Paulo, no Rio e aqui a gente resolveu se juntar e fazer para mostrar que vegano e vegetariano não são chatos e que dá para oferecer pratos que, às vezes as pessoas não conhecem e que foge da combinação arroz, feijão e carne”, explica.

Para quem não se aventura na cozinha vegana é difícil imaginar um bolo ou torta que não levem pelo menos dois ou três ovos e copo de leite, mas é claramente possível por ao forno uma massa feita de baba de chia, por exemplo. “Substitui o ovo para dar liga”, orienta Ed.

A receita da torta americana com calda de morango leva de ingredientes 500g de farinha de trigo, duas xícaras de creme vegetal (sem leite) e para o recheio: duas xícaras de chá de açúcar cristal, duas maçãs, uma pêra e uma bandeja de morango. O modo de preparo pode ser visto no post da Cozinha de Solteiro. Já o gosto, pode ser apreciado no Veganic neste sábado.

A enfermeira Danielle Monteiro Lopes, de 22 anos, é uma das organizadoras do encontro. A jovem ainda não aderiu de vez à dieta vegana, mas já é vegetariana há dois anos. Sobre a ideia do pic-nic ela fala que pode ser uma mãozinha para quem nunca ouviu falar. “Tem como fazer bolo sem leite e ovos e torta salgada. É uma de muita gente que não segue a ideologia, conhecer”, resume.

Os pratos que vai levar serão kibe de lentilha e proteína de soja, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e pão de queijo sem queijo, pelo menos sem o de origem animal. A receita foi extraída da página “Vegetariano como o quê?” e é feita a base de polvilho doce e azedo, batatas cozidas e óleo. “Fiz e ficou idêntico”, comenta.

O pic-nic é aberto para quem nunca ouviu falar e aos que não consegue tirar certos produtos da alimentação. Depois de fazer uma cirurgia de redução de estômago, a professora Léia Ortiz, de 39 anos, buscou a dieta vegetariana como opção na reeducação alimentar. Após a ingestão de carne se tornar mais difícil, ela aliou isso ao fato de ter o prazer de viver bem consigo mesma respeitando os animais.

De quebra foi convidada por uma amiga para o Veganic e vai para conhecer um pouco mais. “Estou descobrindo que há alimentos muito saudáveis e saborosos”, para o encontro, diz que vai levar um prato a base de frutas.

A programação do evento está no Facebook. Cada participante deve levar um prato, além dos utensílios como talheres e copos. Na mesma página tem links para receitas veganas que podem servir de inspiração. O que não for consumido será doado aos moradores de rua. 

Torta americana de morangos, um dos pratos que vai estar no evento.
Nos siga no