Sabor

Em restaurante de SP, gente famosa conhece os sabores sul-mato-grossenses

Anny Malagolini | 20/04/2014 07:44
Linguiça de Maracaju é servida com mandioca, farofa e vinagrete (Foto: Divulgação)
Linguiça de Maracaju é servida com mandioca, farofa e vinagrete (Foto: Divulgação)

Há quase três anos, o Lado B falou da "Sobaria", restaurante que prova em São Paulo como a gastronomia pode ser uma super propaganda. 

O tempo passou e hoje o cardápio é bem mais incrementado, assim como o número de clientes. A casa apresentou os sabores e a cultura de Mato Grosso do Sul a gente comum, mas também famosa, como Jô Soares, Marco Luque e Dani Calabresa.

Artistas familiarizados com sobá e a comida com mandioca também matam a saudade por lá. Vira e mexe, o dono posta fotos de visitantes ilustres como Almir Sater, Michel Teló e até Ney Matogrosso.

Além do sobá, no cardápio também tem Chipa e Sopa Paraguaia, cachaça Taboa de Bonito, Tereré e picolé com sabor das frutas nativas daqui e do Centro-Oeste. O mais pedido, no entanto, é outra especialidade nossa: a linguiça de Maracaju.

Apaixonado por Mato Grosso do Sul, Jean Haddad assumiu publicamente o sentimento quando abriu o restaurante há dez anos. Na época, foi morar em são Paulo e logo fez amizade com os conterrâneos que já viviam lá e, sempre que podiam, escolhiam algum prato para matar a saudade de casa.

Assim, a reunião de amigos ganhou ponto fixo. A rua Àurea, 343, na Vila Mariana foi o endereço escolhido por ele, um dos bairros mais balados da capital paulistana.

Para agradar o paladar dos paulistanos, ele adicionou ao sobá shitake e camarão. "É hábito do paulistano usar esses ingredientes", comenta. 

No começo, quem preparava os pratos era o próprio empresário, mas agora, como o número de clientes aumentou, a equipe da casa também teve que ganhar mais cozinheiros.

Mas para que os funcionários entendessem de fato a essência da culinária de Mato Grosso do Sul, eles vieram a Campo Grande e conheceram pessoalmente a feirona e os principais restaurantes da Capital.

Segundo ele, o resultado foi surpreendente. "Foi melhor do que se eles já soubessem realmente como é a nossa gastronomia", aponta o empresário.  

Ao invés de carne, sobá leva Shitake(Foto: Divulgação)
Na sobaria também é vendido picolé de frutas do cerrado (Foto: Divulgação)
Marco Luque, Maurício Meirelles e Dani Calabresa, famosos pelo programa CQC. (Foto: Divulgação)
Nos siga no