Sabor

De porta em porta, trio da Colômbia serve tradicional empanada frita em delivery

Thailla Torres | 28/10/2017 07:15
Empanada Colombiana à base de farinha de milho e recheada com purê de batata, carne e tempero especial. (Foto: Thailla Torres)
Empanada Colombiana à base de farinha de milho e recheada com purê de batata, carne e tempero especial. (Foto: Thailla Torres)

Andres, Renata e Alejandra chegaram da Colômbia há 6 anos e dividem no Brasil a vontade por uma vida diferente. A saudade da culinária do país de origem deu uma ideia de sustento e hoje o trio bater de porta em porta em Campo Grande oferecendo a empanada colombiana, um tipo de pastel com massa à base de farinha de milho, que se destaca pela crocância e o recheio.

A história do prato é antiga, da Idade Média, explica o cozinheiro Andres David Fernandez, de 31 anos. No decorrer do tempo, ganhou versões diferentes, mas ele garante fazer o prato tradicional. "Tem gente que consome assado, mas na Colômbia é frito e o segredo é nosso tempero especial de lá", explica.

Amigos, os três tentam uma vida diferente no Brasil.(Foto: Thailla Torres)

A base da massa é de farinha de milho e no recheio vai carne, temperos e purê de batata. O diferencial é a massa sequinha, que apesar da fritura, não é gordurosa. "A gente tem todo cuidado para que o salgado não fique encharcado. Por isso, ele mantém a textura crocante", explica.

Andres trabalhou em restaurantes da Argentina, mas decidiu mudar de cidade quando entrou em contato com as irmãs Alejandra Caicedo Prieto, de 29 anos, e Renata Beatriz Caicedo Prieto, de 36, que são amigas de infância do cozinheiro. 

As duas chegaram a Campo Grande para representar uma multinacional em nutrição, mas sentiram falta do aroma e sabor da empanada. "A gente procurou em tudo quanto é canto, mas não achamos nada parecido com a nossa empanada. Por isso resolvemos distribuir na cidade", conta Alejandra. 

Andres cuida dos detalhes na hora do preparo com as ingredientes, enquanto Renata e Alejandra se dedicam às vendas. "Funcionários de shopping e supermercado já compram com a gente. É um salgado saboroso para um lanche da tarde ou um happy hour", diz ela. 

A unidade custa R$ 3,50, feita sob encomenda e o trio entrega em todo os cantos da cidade, inclusive, neste sábado. "Só ligar com antecedência e agendar", avisa Alejandra.

Além da empanada colombiana, outra opção é o recheio árabe. O salgado tem o formato de esfirra, mas com massa de textura fina e leve. "O recheio fica 24 horas marinando no limão e também recebe um tempero especial", garante.

Para quem quiser encomendar, os telefones para contato são (67) 992408780 ou (67) 99154-7020

Nos siga no