Sabor

Damasco que nada, Indiara faz geleia de tereré para surpreender na mesa

No interior do Estado, Indiara Múcio produz a geleia feita a partir da tosta de erva mate

Por Jéssica Fernandes | 26/03/2024 07:36
Geleia de erva de tereré é feita a partir da tosta de erva mate. (Foto: Arquivo pessoal)
Geleia de erva de tereré é feita a partir da tosta de erva mate. (Foto: Arquivo pessoal)

Indiara Múcio, de 46 anos, lembra que gosta de cozinhar desde que precisava usar um banquinho para alcançar o balcão da cozinha. Graduada em Arquitetura, ela acabou mudando de profissão e criou uma geleia artesanal de tereré que é a ‘cara’ de Mato Grosso do Sul. 

Dona da Genuíno 67, Indiara criou o negócio há dois anos para atender primeiramente a cidade de Aquidauana composta pelos distritos de Camisão e Piraputanga e o município de Palmeiras. A ideia da chef era oferecer produtos regionais feitos com insumos encontrados na região.

Apesar da experiência adquirida durante cursos e workshops de gastronomia, que foram feitos de forma paralela à graduação de Arquitetura, Indiara conta que fez muitas pesquisas antes de iniciar a produção. “Iniciei a pesquisa da agricultura local e conheci pomares e hortas riquíssimos que são meus maiores fornecedores de matéria-prima”, afirma.

Chef Indiara Múcio é a criadora dos produtos da Genuíno 67. (Foto: Arquivo pessoal)

A empresa começou primeiro com as geleias que atualmente são feitas em mais de 20 sabores. Alguns deles são: blend de uvas, amora com cachaça, jabuticaba, mirtilo com chia, tangerina com pimenta rosa, morango, melancia com fava baunilha, bacon com whisky, pêssego com espumante do Terroir Pantanal, kiwi e limão siciliano, concentrado de tamarindo e caramelizado de cenoura.

A receita destaque é a geleia de tereré que exigiu três meses de testes. A empresária dá mais detalhes sobre a composição dela. “Extraímos o óleo essencial da tosta da erva mate e acrescentamos a refrescância do hortelã e do limão.  Em todas as nossas geleias utilizamos a pectina extraída da maçã, do maracujá e o açúcar orgânico. Em nenhuma geleia utilizamos conservantes”, explica. 

Além das geleias, a marca produz a própria linha de granolas salgadas e tradicionais, queijos, e doces e compotas artesanais de caju, goiaba, mamão ralado, mamão rolinho, abóbora com coco e queijadinha. Em parceria com o charcuteiro Alex Freitas, Indiara também mergulhou no negócio da charcutaria oferecendo produtos desse nicho. 

Marca produz mais de 20 sabores de geleias artesanais no Estado. (Foto: Arquivo pessoal)

Natural de Aquidauana, Indiara tem a empresa em paralelo com o trabalho de chef no Terroir Pantanal. A 1ª Vinícola é a primeira do Estado e rendeu matéria no Lado B sobre os passeios regados a vinho. Desde o começo no projeto, Indiara aceitou o convite da vinícola onde adquiriu experiência no enoturismo que é o segmento da atividade turística que se baseia em viagens motivadas pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos. 

Em Campo Grande, a chef realiza entregas todas as terças-feiras. Quem quiser acompanhar o trabalho, o perfil no Instagram é @genuino_67_ms 

Charcutaria é outra extensão do trabalho da chef aquidauanense. (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no