Sabor

Com jantar temático, quintal de casa no Rita Vieira vira restaurante exclusivo

Paula Maciulevicius | 26/01/2015 06:22
Quintal da casa de zootecnista vira restaurante para poucos convidados. (Foto: Arquivo Pessoal)
Quintal da casa de zootecnista vira restaurante para poucos convidados. (Foto: Arquivo Pessoal)

A ideia surgiu dos programas de TV de canais por assinatura, onde chefs de cozinha investem criatividade e talento para um número reduzido de pessoas. Em Campo Grande, uma casa do bairro Rita Vieira passou a abrir as portas numa experiência gastronômica de três amigos. Veterinários e zootecnistas, eles preparam um jantar temático mensal por um preço fixo e servem a clientela ali mesmo, no quintal de casa. O jantar tem status de banquete: da entrada, salada, prato principal até a sobremesa.

Colegas de faculdade e de trabalho, Juliane, Maria José e Rafael dividem a paixão pelos bichos e também pela gastronomia. “Nós três gostamos de cozinhar. Eu moro sozinho e cozinhando para os amigos, eles sempre brincaram que eu tinha de abrir um restaurante. Mas é uma coisa informal, entre amigos, como um hobby mesmo”, comenta o zootecnista Rafael Rodrigues de Paula, de 32 anos.

Depois de fazerem um curso de culinária e estudarem os conceitos, eles resolveram estender a brincadeira para o público e criaram no Facebook a página “Lá em casa”. De imediato, começaram a convidar os amigos para uma degustação. O primeiro jantar foi italiano, com salada caprese, caponata de berinjela, ravioli ao molho gorgonzola e espagueti ao sugo com polpetone no cardápio.

Maria José, Juliane, Rafael e convidados. (Foto: Arquivo Pessoal)

No boca a boca, o segundo jantar já teve adesão de desconhecidos mesmo com um menu que exigia maior ousadia tanto deles na preparação, quanto de quem consumiria. O público se resumiu a amigos de amigos que também compraram a ideia de aproveitar uma refeição de restaurante, feita no fundo de casa. 

"Foi cardápio tailandês, alguns ficaram com medo de experimentar, mas quem foi, se surpreendeu", conta Rafael.

O quintal da casa de Rafael tem um amplo jardim e capacidade para receber 30 pessoas, no máximo. Por R$ 40,00 eles servem o jantar, mas mantém as bebidas à parte. Sempre aos sábados, é preciso reservar com antecedência a data e também os horários. Para uma melhor organização, o grupo separa das 20h até 23h para evitar que todos os convidados cheguem ao mesmo tempo.

Prato tailandês servido na última edição do jantar. (Foto: Arquivo Pessoal)
Além de mostrar cultura do país, amigos explicam os ingredientes. (Foto: Arquivo Pessoal)

A companheira Juliane Bacargi, de 29 anos, também zootecnista, explica passo a passo da programação. "Primeiro a gente escolhe um tema, um país, daí começa a pesquisar a culinária dos pratos mais tradicionais e também os ingredientes".

Na hora de servir, à francesa, o trio apresenta os pratos e um pouco da cultura do país de origem. "A gente dá uma explicada no que é o prato, os principais ingredientes. Nós cozinhamos a partir da receita deles, mas dando uma abrasileirada sem perder a origem", descreve.

Por enquanto o "Lá em casa" é hobby, mas a ideia é de virar negócio. O nome, claro, sugere a um ambiente aconchegante e que já está preparando a casa para receber os próximos clientes. O jantar do dia 7 de fevereiro será grego tanto na comida quanto na decoração. "Vamos fazer uma salada grega com queijo feta, uma moussak que é uma espécie de lasanha de berinjela com molho de figos", adianta Juliane.

Para acompanhar o cardápio do "Lá em casa", basta acessar e curtir a página do Facebook.

Nos siga no