Sabor

Casa especializada em kebab traz sabores do tradicional lanche árabe

Paula Maciulevicius | 25/07/2012 14:44
Servido em cone, Kebab é uma das delícias da culinária árabe. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Servido em cone, Kebab é uma das delícias da culinária árabe. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

O recheio é um churrasco assado na vertical. O cheiro bom que sai daquele espeto é o segredo das 14 especiarias que ficam ‘marinando’ a carne quatro horas antes de ir ao fogo.

Apesar de ser agregada em uma família árabe há anos, foi na Europa que conheci o Kebab. Mania por Londres e Milão e que aqui em Campo Grande ganhou mais uma casa especializada há 20 dias, na avenida Mato Grosso.

Como repórter do Lado B fui atrás para ver se era tão bom quanto os de fora. Teve a minha humilde aprovação, pelo sabor. Vale o preço e é uma opção saudável.

O prato tem origem turca e significa ‘carne assada’. É um lanche em forma de cone, onde vão as lascas da carne, saladas e o molho. Opinião de quem já degustou e aprova, eu acho o Kebab um dos melhores pratos árabes.

Apesar da semelhança com o Shawarma e o Gyros, no sabor ele é único. O primeiro nasceu no Oriente Médio e leva alface, tomate, cebola, carne e batata frita. Já o segundo é conhecido popularmente como churrasquinho grego, em que a carne é revestida por uma capa de gordura e servido em pão francês com vinagrete.

Além das sugestões do cardápio, cliente pode escolher os ingredientes e montar o próprio Kebab. (Foto: Rodrigo Pazinato)
A carne após ser "marinada" em 14 especiarias, é levada ao fogo. Para cada Kebab, lascas de fora são retiradas e a parte de dentro assada pela primeira vez. O que faz a carne estar sempre novinha.

O local é uma espécie de fast food, onde além de se ver como a carne é assada, é possível escolher os ingredientes. O tradicional é com pasta de alho e além das verduras, tem também pepino em conserva. O interessante é o pão. É macio, mas não empanturra. Fabricação feita na casa mesmo. Além do pão folha tradicional, a receita foi desenvolvida também para atender a linha saudável, com o integral.

Contrariando a origem do lanche, os donos não têm descendência árabe. São dois sócios, de origem japonesa e outro fruto da mistura italiana e espanhola. O grupo estudou um ano até abrir o negócio. A ideia inicial também era uma boa, de um fast food de comida tailandesa.

O preço dos lanches também é justo. Tem as sugestões prontas e a possibilidade de montar o Kebab como quiser, por R$ 12.

A receita é feita de carne bovina ou de frango e linguiça suína. O terceiro recheio foi incorporado ao cardápio pelo gosto do sul-mato-grossense. Os donos ainda estudam acrescentar o carne de carneiro, como manda o Kebab original.

A kebaberia ainda não oferece o serviço de entrega, mas espaço tem de sobra. Tanto ambiente climatizado, quanto ao ar livre. A casa, apesar de servir um prato árabe, não tem decoração. Abre de terça a domingo, das 17h à 1h da manhã.

Apesar de o estabelecimento ser novo, o atendimento é de primeira. Os garçons vestiram a camisa e sabem vender o prato da casa. Além de fornecer o cardápio, explicam o que é o Kebab e dão sugestões. Um dos poucos locais em que logo após a abertura, você não ouve ‘não sei’ dos atendentes.

A kebaberia fica na avenida Mato Grosso, 3356.

Nos siga no