Sabor

Amigos que se conheceram em comunidade alternativa criam pizzaria com menu "zen"

Adriano Fernandes | 06/12/2015 07:23
A Zapi Zen Pizzaria virou um dos locais mais procurados dos turistas em Bonito.(Foto: Divulgação)
A Zapi Zen Pizzaria virou um dos locais mais procurados dos turistas em Bonito.(Foto: Divulgação)

Na Zapi Zen Pizzaria, desde o nome até o cardápio o conceito remete ao lado “zen” da vida. A pizza Patagônia tem a abobrinha como ingrediente principal. Na Galápagos, o manjericão e o champignon são o destaque. Praticamente todos os ingredientes são orgânicos e ao invés de serem assadas, as pizzas vão para a chapa.

O empreendimento, que caiu no gosto dos turistas de Bonito, foi ideia dos amigos Tânia Boaventura de 58 anos e Ernani Werlle, 50. Companheiros inseparáveis e de espírito aventureiro, eles abriram o negócio inspirados no estilo de vida que partilham juntos, em mais de 20 anos de amizade.

O espaço interno da pizzaria remete aos tradicionais restaurantes vegetarianos.(Foto: Reprodução Facebook)

Os dois se conheceram ainda no ano de 1991, na primeira comunidade alternativa da região metropolitana de Curitiba. A afinidade foi instantânea e deu inicio a parceria dos amigos. “Eu já trabalhava com a venda de produtos orgânicos, legumes, e o Ernani sempre teve o domínio do trabalho com a terra. Sempre foi o menino do dedo verde”, brinca Tânia.

Por 15 anos, eles dividiram as tarefas em sítios e chácaras, produzindo orgânicos e dando aulas de educação ambiental. Até tomarem caminhos diferentes, mas mantendo firme o laço de amizade. “Moramos juntos por muito tempo, mas por decorrência do trabalho, nos afastamos durante um tempo”, conta Ernani.

Sempre em contato com a natureza, ele trabalhou pelo País como jardineiro, paisagista e até como técnico de reserva em Manaus. Enquanto isso, Tânia se dedicou à moda em uma empresa de confecções, quando surgiu a oportunidade de ir para Bonito. Antes da mudança, ela já havia residido com os filhos, Uli e Tui Boaventura em outras oito cidades.

“Uma amiga quem sugeriu que eu me mudasse para Bonito. Eu achei que seria viável e convidei o Ernani”, ela disse. E o amigo aceitou de imediato. Em janeiro do ano passado Ernani já havia se mudado para a cidade e em junho de 2014, os amigos inauguraram a pizzaria ao lado do filho de Tania, Uli Boaventura, de 20 anos.

A fachada simples e o cardápio, remetem ao estilo naturalista.(Foto: Reprodução Facebook)

O espaço na Zapi Zen é aconchegante e semelhante aos de restaurantes vegetarianos tradicionais. No cardápio, são 13 variações de sabores como a Kilimanjaro ou a Anhumas, que tem berinjela e pimentão de ingredientes.

Os wraps também entraram no menu, são sanduíches feito a base de creme de requeijão, com castanhas e rúcula na composição. As massas são individuais e o cliente também pode optar, pela versão tradicional ou integral. Os preços variam de R$ 16,00 até R$ 23,00.

“Tanto no nome quanto no cardápio, quisemos que a proposta da pizzaria, sempre remetesse as sensações de tranquilidade, de contemplação a natureza”, comentou Uli. E a ousadia no cardápio, pouco vista em cidades do interior, tem atraído principalmente os turistas da cidade.

”A pizzaria recebe todo tipo de cliente, mas pelo menos 90% dos clientes são de outros estados ou até europeus” contou o rapaz, que também é afilhado de Ernani. Juntos eles formam a sociedade com jeito de família, conforme contou o empresário.

“Considero ela uma irmã. Moramos juntos há muito tempo, ajudei a criar os filhos dela e criamos um parentesco de alma. Somos uma família, diferente do convencional” concluiu Ernani.

Curta a página do Lado B no Facebook.

Alguns dos sabores das pizzas na Zapi, são a Patagônia e Anhumas. (Foto: Divulgação)
Nos siga no