Quem são e o que fazem os novos nomes da moda e design por aqui
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Roupas, acessórios, decoração. As produções independentes e com um toque retrô feitas em Campo Grande são assinadas por gente nova, tanto na idade, como no mercado. Qualidade aliada à criatividade e com preço acessível é de longe a proposta geral deles.
O Lado B foi atrás para saber que peças e pelas mãos de quem estão saindo o que é a moda e design da terra. Neste final de semana, a loja Gaveta reuniu produtos das marcas locais na 1ª Feira de Designers e Estilistas.
O estilista Fábio Castro, de 40 anos, trouxe a marca ‘Touché’ de São Paulo. Há um ano em Campo Grande ele cria camisetas e vestidos dentro do conceito de arte e cultura. “São estampas selecionadas nessa referência da cultura pop, da música, cinema e literatura”, apresenta.
As vendas são feitas em feiras, shows, com a proposta de loja itinerante e, também pelo site, com um preço que vai de R$ 45 a R$ 130 e a condição de que quem compra se livra das roupas em grande escala das araras de shoppings.
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Idealizadora da marca Zaraflor, Diva Jacques Palhano, de 31 anos, apresenta uma coleção que dá pra tudo. Peças versáteis de vestidos, calças, camisas e t-shirts, que vestem quem encara desde o batente de segunda a sexta, até as baladas.
Há dois anos no mercado campo-grandense, a marca traz roupas atemporais, que podem ser usadas tanto no calor, como combinadas a um casaco mais pesado, no inverno.
Parte do trabalho também está nas parcerias. A Zaraflor criou uma camisa com o desenho da artista plástica Anne Machinsky. “A gente prestigia artistas daqui. Já fizemos a modelagem com a arte de outro e a estampa do Touché”, exemplifica. Com loja virtual, as peças são vendidas de R$ 30 até R$ 130.
A marca “Cru” é conduzida há sete meses pelos estilistas Eduardo Inácio, de 22 anos e Luane Sales, de 20. O trabalho é voltado para camisas de estampas e a linha jeans customizada.
“Nosso diferencial são camisas em estampas alegres, com foto, ou imagem trabalhada, às vezes de uma referência na internet”, explica Eduardo.
As peças são vendidas pelo site e vão de R$ 30 até R$ 140 dependendo da customização.
E como a roupa puxa o acessório, também tem o lado de design aflorando em Campo Grande. Rafa Caretoni, de 26 anos, tem há dois a marca de bijouterias que leva seu nome. Corumbaese, o conceito dela está nas cores e nos tamanhos.
“Colares cumpridos, pingente de cortina, maxi brinco, hoje a tendência é tudo grande”, expõe. A produção de cases para celular também leva sua assinatura em peças de strass.
A comercialização das peças tem seguido pela Fan Page no Facebook e através de parcerias com lojas e ateliês. As peças podem ser encontradas a partir de R$10.
Em móveis e decoração, há seis meses a marca “Camaleônicos” passou a trabalhar a proposta de sustentável. Nascido em Campo Grande, o designer Yuri Fechner, de 26 anos, é quem explica o conceito. “Móveis e objetos construídos com materiais descartáveis. Trabalho com o material ou vou à caça do que a pessoa procura”.
O trabalho, dependendo da peça, é vendido a partir de R$ 15. Em exposição, um dos objetos era uma luminária da cidade norte-americana de São Francisco, vendida por R$ 70.
Já na segunda geração, a marca “Maria di q?” hoje é conduzida pelas jovens estilistas Graziela Gomes, 25 anos, Nathalia Maluf, de 18 anos e Mariana Gomes. “Era das nossas mães, hoje já somos as ‘Mariazinhas’”, brincam.
Com foco mais nos vestidos e agora partindo para as roupas masculinas, as roupas ao mesmo tempo em que trabalham com estampas, apresentam o ousado e lúdico com a influência do retrô.
As peças, a partir de R$ 80, que podem ser encomendadas pela Fan Page em breve estarão nas araras da loja física, na rua Dom Aquino.