Games

Tem mais videogame do que nunca no período de isolamento social

Ricardo Syozi | 13/04/2021 06:49
Esses números comprovam muito do que a indústria encara diariamente.
Esses números comprovam muito do que a indústria encara diariamente.

A oitava edição da importantíssima Pesquisa Game Brasil (PGB) foi divulgada no início de abril de 2021. Nela, foi ressaltado que o brasileiro aumentou de forma substancial a quantidade de tempo que passa com o hobby do videogame durante essa época de isolamento social em que vivemos.

É claro que há ainda mais informações relevantes sobre o comportamento dos gamers tupiniquins. Segundo a pesquisa da PGB:

  • 72% da população do país jogam jogos eletrônicos;
  • O estudo mostra a ascensão das pessoas de classe média e da base da pirâmide social (C1, C2, D e E) no consumo de jogos, representando 49,7% do jogadores na soma;
  • O smartphone é a plataforma favorita dos brasileiros, com 41,6% da preferência;
  • A maioria dos jogadores se identifica como branca (46%), enquanto pardos e pretos representam 36,7% e 13,6%, respectivamente (50,3%, na soma);
  • Mulheres continuam representando a maioria entre jogadores (51,5%); adultos são o principal público, com 41,1% dos gamers entre a faixa dos 20 aos 29 anos;

Esses números comprovam muito do que a indústria encara diariamente. Muitas empresas passaram, nos últimos anos, a desenvolver títulos frequentes para mobile, o foco no público feminino vem crescendo consideravelmente, e muito do mercado da nostalgia passou a ser representado pelos grandes nomes da indústria como Sega e Microsoft, já que o público adulto é o mesmo que cresceu com os jogos desde a década de 90.

É importante ressaltar que o mercado de smartphones funciona, especialmente, por ajudar a democratizar ainda mais os games, já que é um item de gigante presença nos lares brasileiros. Títulos como Free Fire e Clash Royal possuem fácil acesso, tanto financeiramente quanto em relação à tecnologia necessária, já que rodam na maioria dos aparelhos atuais. Permitindo que gamers de diferentes faixas etárias e monetárias consigam se divertir com suas jogatinas.

Ao todo, a PGB 2021 entrevistou 12.498 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 7 e 22 de fevereiro de 2021.

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames.

Nos siga no