Games

Sony Revela seu novo óculos de realidade virtual: PS VR 2

Patrick Weiller | 02/03/2022 11:42
Novo óculos utilizará apenas um cabo ligado ao PlayStation 5.
Novo óculos utilizará apenas um cabo ligado ao PlayStation 5.

A Sony mostrou finalmente como será o novo Playstation VR 2 já preparado para a nova geração, compatível com Playstation 5 e com imensas novidade e melhorias que o colocam com uma vantagem imensa à frente do primeiro modelo, para entender, vamos descrever os prós e contras do modelo PS4 que já tivemos acesso e exploramos cada detalhe da tecnologia.

Pontos positivos: A tecnologia de Realidade Virtual com o PS VR não é algo que você consiga descrever, é uma sensação inédita, é a imersão totalmente realista de te colocar em um ambiente virtual e você se sentir lá dentro fazendo a tecnologia enganar todos os seus sentidos. Você tem a escala em tamanho real dos objetos na sua frente, se movimenta ou move a cabeça pra olhar e isso tem resposta 1:1 , fora isso ainda tem os controles Move que passam uma imersão tentando imitar suas mãos ou outro equipamento. É algo tão incrível que não tem como qualquer pessoa não gostar da experiência! A imersão aumenta ainda mais com controle de arma próprio do PS VR ou ainda jogando Gran Turismo com volante e pedais. 

Pontos negativos: A instalação é bem complicada, ele possui um processador separado em uma caixa, nela encaixa 2 cabos hdmi, cabo usb e o cabo que vai pro óculos, e ainda necessita da câmera para ler o óculos e os controles Move, e isso que acaba dificultando um pouco pois você precisa ter um certo espaço pra leitura pra estar corretamente dentro do jogo, se sair dessa área, o seu personagem começa a bugar e você já não o controla mais. Aí temos o problema de tontura pra algumas pessoas, pois deve ser ajustado o espaçamento de cada olho dentro do menu de configurações, e o uso recente é normal estranhar e se sentir tonto.

Com duas lentes com tela de Oled, 4K e HDR pra trazer mais realismo ainda.

Com a chegada do Playstation 5, a Sony implementou a compatibilidade do PS VR ao novo console usando um adaptador próprio USB pra ligar a câmera. No novo console tivemos algumas melhorias de desempenho e um pouco na parte gráfica, que iremos falar agora.

Como o óculos precisa criar duas telas, uma pra cada olho e ainda rodando a 60fps sem ter nenhuma queda, isso exige muito do hardware do Playstation 4, console que o PS foi desenvolvido, então é normal você não ter a mesma experiência gráfica como em um jogo normal, porém toda a imersão que o óculos te leva acaba deixando esses pontos em terceiro plano...

Agora vamos falar do PS VR 2 desenvolvido nativamente para Playstation 5, esse sim FINALMENTE termos uma instalação mais simples... Apenas um cabo USB conectado diretamente ao console, ou seja, nada de parafernálias e cabos pra todo lado, sem câmera sendo equilibrada em cima da TV pois o próprio óculos agora tem 4 câmeras integradas direto no Headset pra passar sua posição com precisão, além de ter vibração tátil pra trazer uma maior imersão sensorial.

Seu controles imitam o Dualsense com resposta tátil, gatilhos adaptáveis e um design que imita mais a mão do que o Playstation Move que era uma barra.

Agora com rastreamento automático ocular, a adaptação e aos olhos será muito mais suave, eliminando bastante os enjoos durante o uso. O áudio 3D que era muito bom no modelo anterior, volta aprimorado usando a tecnologia Tempest 3D AudioTech. 

A Sony ainda não revelou a data de lançamento e tão pouco preço ou disponibilidade no Brasil no lançamento, apenas foi revelado que teremos uma versão de Horizon Call of the Mountain ambientado na série.

E você, já testou o Playstation VR alguma vez? Suas expectativas de lançamento e será que o valor virá o mesmo que custa o Playstation 5? Só mais algumas semanas pra sabermos de fato.

Esta matéria tem apoio e criação da Retro Gamers: Video Games Concept que fica no Shopping Campo Grande (67) 99264-4005.

 Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no