Games

Apesar de melhora nas vendas do Xbox One, Playstation 4 segue dominando mercado

Edson Godoy | 02/07/2015 06:23
Apesar de melhora nas vendas do Xbox One, Playstation 4 segue dominando mercado

Algo que sempre desperta a curiosidade dos gamers é saber qual console de videogame está vendendo mais. É claro que a torcida é sempre para que seja o seu, né? Afinal, o sistema mais bem-sucedido com certeza será o que ganhará mais apoio das desenvolvedoras e consequentemente, os melhores jogos. Em julho do ano passado, fizemos um panorama de como estava a “guerra dos consoles”. Passado um ano, será que alguma coisa mudou?

Se no ano passado o Playstation 4 liderava o mercado de consoles de mesa com quase o dobro de consoles vendidos ante Xbox One (42% contra 24%), hoje essa proporção continua quase inalterada: o console da Sony é dono de mais de 50% do mercado mundial atualmente. Um número impressionante! A diferença mais notável está na parte de baixo da tabela: o Xbox One se estabeleceu como a segunda força, com 28% do mercado mundial. Apesar da diferença, a Microsoft mostra força, com números crescentes de vendas. Inclusive em abril o Xbox One vendeu mais que o Playstation 4 nos Estados Unidos. Detalhe importante: nenhum lançamento exclusivo ou promoção foi responsável por isso. Pode ter sido apenas uma coincidência ou de fato uma mudança de rumos.

A dor de cabeça da Microsoft ocorre principalmente nos dois maiores mercados fora dos Estados Unidos. O Presidente da Sony Europeia, Jim Ryan, declarou essa semana que o Playstation 4 possui no mínimo 70% do mercado cada país daquele continente e que em alguns casos essa porcentagem chega a incríveis 90%!! Já no Japão, a sina da Microsoft permanece a mesma: seus consoles simplesmente não conseguem aceitação por lá. Desde o primeiro Xbox, passando pelo 360 e agora no One, as vendas de seus consoles da Terra do Sol Nascente são pífias. Apenas a título de comparação: na semana de 16 de maio de 2015, enquanto o Playstation 4 vendeu 11290 unidades e o Wii U 6526, o Xbox One vendeu pífios 153. A empresa de Bill Gates precisa encontrar a fórmula para conquistar esse mercado o quanto antes.

(Foto: Reprodução http://www.vgchartz.com/)

Mas quem desceu ladeira abaixo mesmo foi o Wii U da Nintendo. Apesar de alguns bons momentos, como nos lançamentos de Mario Kart 8, do novo Super Smash Bros. U e o mais recente – Splatoon (que elevou as vendas do console no Japão para mais de 10 mil unidades na sua semana de lançamento), o console que é o mais antigo da nova geração (foi lançado no final de 2012) e que antes tinha 33% do mercado global, hoje amarga a lanterna com 21% do mercado. A própria Nintendo parece ter desistido do console, mostrando poucos jogos novos para ele na E3 (inclusive já está trabalhando em um novo console, de codinome NX. A Nintendo afirma que ele não será o sucessor nem do Wii U e nem do 3DS. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos). Aliás, se não fosse os jogos da Nintendo, o console estaria ainda pior. É graças a eles que ter um Wii U será sempre sinônimo de diversão.

Se nos consoles de mesa a vida não está nada fácil para a Nintendo, nos portáteis ela se esbalda no sucesso. O Nintendo 3DS e seus derivados (New 3DS e 2DS) possuem incríveis 83% do mercado, porcentagem essa que coincide com a obtida pelo console na comparação feita a um ano atrás. O mesmo se pode dizer do console da Sony, o PS Vita, que continua com 16% do mercado, sendo o Japão o seu território de maior sucesso (ainda assim, aquém do 3DS).

No Brasil a briga entre Sony e Microsoft continua aberta. Apesar de praticamente não ser vendido oficialmente por aqui, o Playstation 4 briga de igual para igual com o Xbox One, que possui ampla disponibilidade por aqui e um preço bastante atrativo. Vamos ver como ficará essa briga local quando chegar o Playstation 4 nacionalizado, em outubro deste ano.

Outro ponto interessante: no início do ano apareceram alguns especialistas dizendo que o Xbox One alcançaria o Playstation 4 em número de vendas ainda este ano. Será que ainda dá tempo? A reação até já foi iniciada, mas tudo indica que não chegará a ser tão profunda assim. Lembrando a todos os leitores que independente de seu console preferido estar à frente ou não nas vendas, o importante é jogar e se divertir, seja você um “caixista”, um “sonysta” ou um “nintendista”.

Abaixo você pode acompanhar um pouquinho de cada um dos consoles de mesa da atual geração. A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Retro Gamers. Visite também o meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no