Faz Bem!

Pão de queijo fitness livre de glúten tem ricota, chia e polvilho doce

Naiane Mesquita | 22/02/2016 06:45
Pão de Queijo fit é ideal para um pré-treino e lanche de tarde (Foto: Alan Nantes)
Pão de Queijo fit é ideal para um pré-treino e lanche de tarde (Foto: Alan Nantes)

Paixão brasileira, o pão de queijo vem reformulado nessa versão fit. A nutricionista Marília Sotero, 23 anos, ensina o passo a passo de como preparar a receita, feita com ricota, chia, requeijão, polvilho doce e azedo. Sem glúten, o pão ainda combina com quem adotou essa dieta mais restritiva.

Pão de queijo leva chia e ricota (Foto: Alan Nantes)
Primeiro passo é amassar a ricota com o requeijão light (Foto: Alan Nantes)

“Muitos pacientes pedem receitas que não tem glúten. Precisamos pesquisar bastante o que é bom e ao mesmo tempo atende as expectativas dos clientes. O bom é que esse pão de queijo é feito com polvilho, que é feito com a fécula de mandioca, que por sua vez é da raiz da mandioca”, explica Marília.

A receita ainda tem chia, uma semente importante que ajuda a regular o intestino. “A chia é rica em fibra, controla a diabete, o colesterol, auxilia no emagrecimento e no funcionamento do intestino. Ela absorve a água, vira uma espécie de goma no estômago e ajuda na saciedade. Além de ser fonte de ômega 3”, enumera.

O modo de preparo é bem simples. O primeiro passo é colocar a ricota em cubos com requeijão. Amasse o queijo até formar uma massa mais homogênea. “Em seguida você acrescenta a chia e aos poucos o polvilho. Tem que observar a liga da massa”, ressalta.

Polvilho doce e azedo deve ser colocado em pequenas quantidades e alternadamente, sempre observando o ponto (Foto: Alan Nantes)

Quem está acostumado com o sal pode sentir falta do ingrediente. “É uma receita ótima para um pré-treino, por exemplo. Pode comer uma porção de 5 pães de queijo. Cada um, neste tamanho, deve ter em torno de 43 calorias”, diz.
O pão de queijo pode ser congelado, o que facilita para quem tem pouco tempo.

“Eu aconselho que fique congelado apenas 30 dias. Mais que isso não é muito adequado e só pode descongelar uma vez”, ressalta Marília.

Pão de queijo Fit

Ingredientes:

125 gramas de polvilho azedo
125 gramas de polvilho doce
250 gramas de ricota
3 colheres de sopa de chia
250 gramas de requeijão sem lactose
Sal a gosto

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a ricota, requeijão sem lactose e misture bem. Aos poucos, agrego alternando o polvilho doce e o azedo, sem parar de misturar. Acrescente a chia, o sal e misturando os polvilhos, misture até a massa ficar completamente homogênea. Boleie a massa em formato de pão de queijo e leve ao forno pré-aquecido a uma temperatura de 180ºC por aproximadamente de 20 a 25 minutos.

Rendimento: Em torno de 50 unidades.

Caloria: 43 calorias a unidade.

Custo: 1 porção com 6 unidades a R$:5,00.

 

Nos siga no