Faz Bem!

Não está em home office? O que fazer quando voltar para casa?

O Lado B separou algumas dicas sobre cuidados e prevenção para evitar contaminar o local onde vivemos e nem as pessoas ao redor

Alana Portela | 24/03/2020 07:26
É preciso ter alguns cuidados antes de entrar em casa, como mostra o personagem Ricardo. (Foto: Marcos Maluf)
É preciso ter alguns cuidados antes de entrar em casa, como mostra o personagem Ricardo. (Foto: Marcos Maluf)

Com a epidemia do Coronavírus em Campo Grande é preciso tomar alguns cuidados para evitar a contaminação. O momento exige atenção e todo cuidado é pouco. Por isso, após voltar das ruas, é necessário tomar algumas medidas antes de entrar em casa para assim, manter a segurança da família.

“A primeira coisa é procurar um lugar estratégico, uma porta. Mas é preciso retirar os sapatos e deixar do lado de fora, para evitar contaminação. Se for chinelo é interessante ter dois, um para usar nas ruas e outro dentro de casa”, diz Ana Dauria Moreira. Ela é farmacêutica há mais de dez anos.

Retire o sapato antes de entrar em casa para evitar a contaminação do ambiente. (Foto: Marcos Maluf)

Por conta da profissão, Ana sempre manteve alguns cuidados básicos de saúde que neste momento são extremamente úteis para a população. Ela conversou com o Lado B e deu algumas dicas de segurança para manter em casa, durante o período de quarentena.

Nem todos os moradores puderam aderir ao isolamento, devido ao trabalho. Outros precisam encarar as ruas para comprar remédios e buscar alimentos para a família. No entanto, isso precisa ser feito com o máximo de segurança para não contaminar e nem ser contaminado.

As máscaras cirúrgicas estão em falta no mercado, então para não precisar trocar toda hora, o morador pode borrifar álcool minutos antes de colocar no rosto e sair da residência. Isso pode colaborar com a prevenção do vírus.

Lave as mãos com água e sabão para retirar as impurezas. (Foto: Marcos Maluf)

Uma estratégia que pode ajudar nesse momento é saber por onde vai entrar na casa, se é pela porta da frente ou dos fundos. Após a escolha, vá até a entrada e retire os sapatos, deixando-os do lado de fora. Depois, entre e se higienize. “Lave as mãos, os pulsos e os antebraços. Limpe o rosto e realize uma lavagem nasal”, explica Ana.

Após isso, retire as roupas que usou para sair e, imediatamente, coloque para lavar. “É preciso fazer a higienização das roupas. Existem duas formas de lavagem, alguns preferem com produtos naturais, somente água e sabão e outros usam os tradicionais, sabão em pó. Costumo usar Pinho Sol e depois álcool. Deixo secar ao sol”, conta. 

Depois de colocar a roupa para lavar é hora de ir para o banho e retirar toda a impureza do corpo. Outra questão muito importante é a higienização da casa, que precisa ser feita pelo menos três vezes por semana ou toda vez que alguém voltar das ruas. “Abra as janelas para circulação do oxigênio”, orienta.

A água sanitária e álcool também serão grandes aliados nessa fase da limpeza. “A pessoa pode fazer higienização com esses produtos ou usar cravo, que também é antisséptico e excelente bactericida. Isso para quem gosta de algo mais natural, ao invés de usar desinfetantes para matar as bactérias”.

Após retirar as roupas, coloque para lavar imediatamete. (Foto: Marcos Maluf)

Ana é especialista em aromaterapia e indica os óleos essenciais para usar em casa. “Aumenta a imunidade fazer o uso aromático dos óleos. O cravo também é um aliado, dá para fazer chá fervendo na água e contribui porque é antibactericida. Orégano e Copaíba também são bons, principalmente em óleos essenciais”.

Para a farmacêutica, esse é o momento de pensar na família. “Nessa quarentena, a pessoa pode aproveitar para organizar a casa, ter mais tempo para a família. São hábitos e valores que foram se perdendo”.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no