Programação tem poesia, teatro e até música de alaúde nesta segunda
6ª edição do Festival Mais Cultura UFMS acontece pela primeira vez totalmente virtual, de forma gratuita e aberta a todo o público

Começa hoje (16) e vai até a próxima semana, na quarta-feira dia 25/11, mais uma edição do Festival Mais Cultura da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). O evento anual está na 6ª edição e reúne mais uma vez muita arte, palestras e minicursos diferentes para toda a comunidade acadêmica e quem mais quiser participar. Pela primeira vez, o festival será totalmente virtual.
Envolvendo todos os campi e unidades da UFMS espalhadas pelo Estado, o Mais Cultura traz a oportunidade para que os alunos, docentes, técnicos e cidadãos possam apreciar e aprender com uma programação cultural de peso, com as mais atividades diversas.

“É uma janela que se abre para que todo mundo possa receber arte num período tão difícil como neste do ano. Procuramos trazer à vida das pessoas o diferencial, como a música do século 16 tocada pelo alaúde, um instrumento super famoso que hoje em dia não é mais nada conhecido, por exemplo”, explica o pró-reitor Marcelo Fernandes, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.
Por causa da pandemia de covid-19, o evento deste ano será totalmente on-line. Em relação às edições anteriores, a lista de atividades diminuiu principalmente por conta da inexistência das presenciais, porém, garante o pró-reitor, “o festival continua repleto de temas e apresentações interessantes”.
Programação – Todas as manhãs de hoje (16) até 20 de novembro, haverá espaço para se recitar poesias ou tocar instrumentos musicais nas salas de aula virtuais. A ideia é que, por pelo menos cinco minutos, tanto professores quanto os universitários possam apreciar música e literatura de qualidade.
Já nas tardes, a partir das 16h dos dias 16, 17 e 18, serão realizados espetáculos no Teatro Glauce Rocha com transmissão ao vivo para quem quiser apreciar e interagir com os artistas por meio do chat.
Também durante a semana, às 18h, vai ter espetáculos de teatro, balé, circo, dança e cordel. Às 19h, o Mais Cultura abriga a programação do 6º Festival Internacional de Violão em Campo Grande, com o tema “entre alaúdes e violas”. Tudo será transmitido ao vivo para que tanto a comunidade interna e externa possam participar.
Já a faixa das 20h é voltada ainda mais para a música de outrora. Haverá palestras e apresentações de música elisabetana para alaúde e estilos ponteados e rasgueados dos séculos 16 e 17, e repertórios para instrumentos de cordas dedilhadas dos séculos 18 e 19.
No fim de semana, o Autocine UFMS terá sessões escolhidas para complementar o Mais Cultura. Esta será a única parte da programação que não será on-line. Dos dias 23 a 25 de novembro, será realizado o Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul, com exibições gratuitas e abertas ao público de mais de 30 obras audiovisuais, entre filmes, curtas-metragens e cinema indígena regional.
Confira a programação completa no site oficial da instituição, pela página do Facebook e/ou também via TV UFMS.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.