Diversão

Problema recorrente, apuração do Carnaval começa com 1h30 de atraso

Ricardo Campos Jr. e Paula Maciulevicius | 10/02/2016 18:38
Equipamento de som começa a ser montado com atraso para apuração do Carnaval de Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)
Equipamento de som começa a ser montado com atraso para apuração do Carnaval de Campo Grande (Foto: Fernando Antunes)

A apuração das notas do Carnaval de Campo Grande começou com uma hora e meia de atraso. O evento estava marcado para as 17h desta quarta-feira (10), mas houve demora na chegada do equipamento de som. A falta de zelo com o horário é recorrente e revela o amadorismo do desfile da Capital, tanto que o público ainda está chegando à Praça do Papa para conferir o resultado

“Nós já estamos acostumados. Não vou chegar aqui às 17h porque eu sei que não vai ter nada”, diz Wlauer Castro Carvalho, vice-presidente da atual campeã Unidos da Vila Carvalho.

Clarice Benites, diretora de cultura da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), disse que o som é terceirizado. A empresa prestadora de serviço é a mesma dos desfiles.

Expectativa – Atualmente o grupo especial é composto pela Deixa Falar, Igrejinha, Vila Carvalho, Catedráticos do Samba e Unidos do Cruzeiro. Uma delas dará lugar a uma das agremiações do grupo de acesso: Unidos do Aero Rancho, Unidos do São Francisco e Cinderela Tradição do José Abrão.

Wlauer diz que a expectativa é a melhor possível. “Todo mundo entra ganhando. Se perde na avenida”, pontua.

Osvaldo Pimenta de Almeida, 56 anos, advogado e assessor jurídico da Igrejinha afirma que a “disputa vai ser muito acirrada porque o carnaval de Campo Grande, independentemente da falta de recursos, está cada vez melhor”.

Na apuração serão avaliados: comissão de frente, mestre sala e porta-bandeira, bateria, enredo, samba enredo, harmonia, fantasia, alegoria e adereços e evolução.

Segundo a Lienca, as notas são de 7 a 10. É feita a somatória e na hipótese de haver empate, é feito um sorteio entre um desses quesitos. A escola que tiver maior pontuação nele é declarada campeã.

Para que uma agremiação do grupo de acesso suba, ela precisa ter feito pelo menos 80% de pontuação em todos os quesitos.

A segurança está sendo realizada por 80 policiais militares e 48 Guardas Municipais.

Nos siga no