Diversão

MPE espera notificação para se manifestar sobre liberação de shows na Expogrande

Aline dos Santos | 27/02/2012 09:27

As apresentações foram proibidas com base na Lei do Silêncio e na falta de licenciamento ambiental do Parque de Exposições

No ano passado, shows, como o de Luan Santana, foram liberados por meio de um TAC. (Foto: Simão Nogueira)
No ano passado, shows, como o de Luan Santana, foram liberados por meio de um TAC. (Foto: Simão Nogueira)

O MPE (Ministério Público Estadual) ainda espera ser notificado para se manifestar sobre a liminar que liberou os shows na Expogrande 2012. No ano passado, foi assinado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre o órgão e a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).

O documento permitia os shows somente em 2011. As apresentações foram proibidas com base na Lei do Silêncio, aprovada no ano passado, e na falta de licenciamento ambiental do Parque de Exposições.

Contudo, na última sexta-feira, o juiz da Vara de Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Amaury da Silva Kuklinski, determinou que o acordo firmado para a realização do evento em 2011 seja estendido também para 2012.

“Considerando que um ano não é tempo suficiente para a correta adaptação do local ou transferência deste, embora com certeza dois anos o sejam”, informa a decisão.

O MPE exigia itens como barramento acústico, ligações de esgoto, banheiros modernos, e tratamento de dejetos em separado (da exposição de animais).O Ministério Público pode recorrer e derrubar a liminar, o que, na prática, voltaria a proibir os shows.

No último dia 15, após reunião entre o governador André Puccinelli (PMDB), o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e o presidente da Acrissul, Francisco Maia, a prefeitura concedeu licença ambiental para a realização da parte agropecuária da feira.

Agora, com os shows liberados, a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) vai divulgar até a amanhã a grade de atrações. Segundo Francisco Maia, a intenção é trazer shows dos “grandes” do sertanejo, como Michel Teló, Luan Santana, Paula Fernandes e Gustavo Lima.

Além do sertanejo, a feira, que acontecerá de 12 a 22 de abril, também deve ter uma atração no estilo pop rock. O presidente da entidade também promete que um novo sistema acústico vai reduzir os ruídos.

Nos siga no