Diversão

Mágico Rick Thibau estreia espetáculo sobre mistérios do adivinho grego Tirésias

Paula Maciulevicius | 24/11/2013 07:04
O mentalista Rick Thibau vê espetáculo a ser estreado como consagração da carreira.
O mentalista Rick Thibau vê espetáculo a ser estreado como consagração da carreira.

A história do adivinho cego mais famoso da Grécia Clássica é o pano de fundo do espetáculo que o mentalista Rick Thibau estreia neste domingo, em Campo Grande, “Experiências Tirésias”.

Os fenômenos que o personagem recebeu de Zeus, o dom da leitura de pensamentos e da previsão do futuro, são inspiração para que Rick leve a plateia a se perder num mistério milenar.

Sob direção de Ricardo Harada, roteiro do próprio Rick e sonoplastia de Marcelo Loureiro, o espetáculo novo é o refinamento de tudo o que o mágico apresentou até hoje.

“Todos nós, de vez em quando, conseguimos adivinhar o que outra pessoa está pensando, mas o mentalista deve ser o senhor de sua intuição e deve conseguir evocá-la na hora exata indicada nos cartazes de suas apresentações”, destaca Thibau.

Rick explica que o roteiro segue essa atmosfera, afinal, o mentalismo é a arte cênica que representa simbolicamente esses estranhos fenômenos mentais.

A montagem e apresentações acontecem com investimentos do FIC (Fundo de Investimentos Culturais do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul), neste domingo (24) e nos dias 29 e 30 de novembro.

Dom da leitura de pensamentos e da previsão do futuro de Tirésias são inspiração para show de Rick. (Foto: Alexis Prappas)

A ideia de montar o espetáculo veio da atração que ele sempre teve por temas paranormais. Há 10 anos, Rick decidiu aprimorar as técnicas necessárias para apresentar efeitos que impressionassem cada vez mais o público.

A participação da plateia é imprescindível dentro de um show do estilo e quem for ao espetáculo, poderá se concentrar em perguntas que ainda estão sem respostas, enquanto Rick tenta adivinhar os pensamentos através de uma visão interna, que define como intuitiva e extra-sensorial.

“Tem muito mais que isso, mas não posso adiantar tudo. Haverá momentos assombrantes, mas eu não tenho o direito de estragar a surpresa!”

O espetáculo apresentado a partir deste domingo vem como consagração da carreira de Rick. “Esperei muito por este momento - o mais importante da minha carreira até então. Estou atravessando muitos limites, porém sei que é só o começo - tenho desafios maiores pelas próximas décadas”, afirma.

Apaixonado pelo público, ele exemplifica que qualquer trabalho cênico envolve exposição e possibilidade de rejeição. E que grandes mentalistas da história terminaram suas vidas em manicômios ou na prisão. “Essa é uma das condições imutáveis desse tipo de trabalho. Nos últimos 10 anos testemunhei reações variadas: pessoas que ficam intrigadas, pessoas que ficam com medo”, recorda.

“Experimento Tirésias” será apresentado nos dias 24 e 29 de novembro, às 20h e no dia 30, às 18h20, no Teatro Aracy Balabanian. O ingresso pode ser comprado na hora no valor de meia-entrada para todos, por R$ 10. O Teatro fica na rua 26 de Agosto, no Centro.

Nos siga no