Diversão

Inaugurada, Orla Ferroviária resgata início da história de Campo Grande

Nícholas Vasconcelos e Elverson Cardozo | 22/12/2012 20:33
Inaugurada, Orla Ferroviária revitalizou região da antiga estrada de ferro. (Foto: João Garrigó)
Inaugurada, Orla Ferroviária revitalizou região da antiga estrada de ferro. (Foto: João Garrigó)
Prefeito Nelson Trad Filho acompanhado da família de Waldir dos Santos Pereira. (Foto: João Garrigó)

Inaugurada na noite deste sábado (22) a Orla Ferroviária, obra que ocupa o antigo espaço da linha férrea de Campo Grande. Participaram da cerimônia o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), moradores, arquitetos, empresários e a família de Waldir dos Santos Pereira, descendente do fundador de Campo Grande, José Antônio Pereira. Dr. Waldir, como era conhecido, empresta o nome para corredor cultural do qual a Orla Ferroviária faz parte ao lado do Horto Florestal, Mercadão Municipal, Camelódromo e Orla Morena.

“A revitalização de um lugar da cidade onde tudo começou. Aqui chegavam as pessoas, desenvolvimento e progresso”, declarou Trad Filho. Ele destacou a importância histórica da região da linha ferroviária para o desenvolvimento de Campo Grande.

Nelsinho lembrou que a obra foi possível com o trabalho de equipe, onde moradores e comerciantes foram consultados e vão ajudar a preservar o que foi construído. Durante a cerimônia, os permissionários dos quiosques de alimentação assinaram a documentação e o convênio com o Propam (Programa de Parceira Municipal), já que terão ajudar a manter a conservar o local.

“É um lugar para que as pessoas possam vir, se alimentar e conhecer uma parte da cidade”, lembrou o administrador.

O prefeito destacou a entrega de obras e a satisfação no encerramento do segundo mandato. “Quando se tem um governo de sequência a sociedade ganha com isso. Eu não falo isso por conta de uma descontinuidade, mas o histórico foi muito feliz”, comentou.

O presidente do Conselho Regional do Centro, João Eulógio Barbosa de Matos, 56 anos, participou do início das discussões da Orla e das sugestões dos moradores e comerciantes. “Era uma região inóspita, perigosa. Onde tinha lixo, tinha dengue e agora está essa beleza”, comentou.

Casal vê Orla comentou melhora na região central da cidade. (Foto: João Garrigó)

As obras na região central da cidade também foram lembradas porque representa os moradores dessa parte de Campo Grande, como a revitalização da praça Ary Coelho, Orla Morena e Via Morena.

O casal Nislei Pires, 40 anos, e João Claudio, 42 anos, comemorou a inauguração da obra, em especial pela segurança que ela trouxe. Eles moram na rua Antônio Maria Coelho e dizem que a região melhorou muito, mesmo antes da inauguração.

“A gente morria de medo, era um ponto de encontro de pessoas desocupadas. Essa obra acrescente um valor histórico e financeiro”, comentou Nilsei.

João Claúdio concorda com a esposa e disse que a Orla superou as expectativas. “Aqui vinha um monte de andarilhos. Não que vai acabar, mas vai inibir”, disse.

Neto do homenageado, o diretor do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) , Carlos Henrique Santos Pereira, agradeceu Nelsinho pela lembrança e afirmou ter uma dívida com o prefeito e o vice, Edil Albuquerque.

“Esse é o lugar que a gente brincava e que se transformou. Fica evidente que a cidade é um organismo vivo”, declarou Santos Pereira que é amigo de infância de Trad Filho.

Santos Pereira lembrou também das outras obras da região central da Capital sul-mato-grossense. “A cereja do bolo é esse pedaço que se inaugura hoje, daqui da Afonso Pena até a Rodoviária”, encerrou.

Nos siga no