Diversão

Igrejinha escolhe samba enredo que irá desfilar na avenida neste fim de semana

Alan Diógenes | 19/12/2014 21:50
O samba enredo da escola será escolhido neste final de semana. (Foto: Arquivo)
O samba enredo da escola será escolhido neste final de semana. (Foto: Arquivo)

A Escola de Samba Igrejinha escolherá neste sábado, dia 20/12, o seu samba enredo para o carnaval 2015, cujo enredo é “Tia Eva – Lutas, crenças e sonhos”.

O enredo foi escolhido para homenagear a fundadora da comunidade de mesmo nome, uma das mais tradicionais de Campo Grande, que abriga a igrejinha de São Benedito erguida em pagamento a uma promessa e para abrigar a imagem do santo que acompanhou ”Tia Eva” de Goiás para o então Mato Grosso.

Em 1998, a igreja foi tombada como patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul e dez anos depois a comunidade ganhou o reconhecimento como área remanescente de quilombo, cultura que ainda pode ser vista ali, durante a Festa de São Benedito que une religião, arte e história fazendo parte do calendário oficial de eventos em Campo Grande.

Essa festa ainda é o ponto aglutinador entre as famílias que migraram com as que ficaram, pois é um ritual de interação que agrupa indivíduos de interesses comuns constituindo o princípio da reciprocidade.

A igrejinha e as antigas festas de São Benedito são elementos da memória dos mais velhos, e está diretamente ligadacom a memória das antigas festas, relembrá-las é reverenciar a história de vida de tia Eva.

Nos siga no