Diversão

Famoso no Tiradentes, Emanuel vende bar para realizar sonho de voltar a Portugal

Nova Lisboa fez história durante sete anos em bairro e tem novo dono

Thailla Torres | 04/08/2017 06:05
Emanuel ao lado da antiga equipe. (Foto: Arquivo Pessoal)
Emanuel ao lado da antiga equipe. (Foto: Arquivo Pessoal)

O bar que ficou famoso no Tiradentes perdeu há pouco tempo seu maior carisma. Quem chega ao Nova Lisboa descobre que o sorriso de Emanuel Júlio Graça, antigo dono, não está mais entre os clientes. Isso porquê ele vendeu recentemente o estabelecimento para deixar Campo Grande com destino a Portugal após 27 anos vivendo no Brasil.

Na rua Marques de Lavradio, todos os dias, ele abria as portas no fim da tarde. A movimentação começou há sete anos com cara de boteco, mas reconhecimento pela exibição de jogos, cerveja gelada e quitutes portugueses. Entre eles, um saboroso bolinho de bacalhau, receita familiar de Emanuel.

Lugar continua, agora com música ao vivo, mas sem a presença do português Emanuel. (Foto: João Paulo Gonçalves)

No entanto, ele cansou e decidiu ir embora em busca de tranquilidade e uma vida melhor para a família. Pai de 4 filhos, a chegada do caçula que está com 8 meses de vida é um dos motivos. "Estava complicado administrar o bar e a família. A criança acaba acompanhando nosso ritmo e essa não é a infância que desejo pra ele. Minha mãe também está com 84 anos e a gente fica com aquela sensação que precisa estar perto de quem a gente ama", explica.

A insegurança e instabilidade política também chateou Emanuel. "A sensação é que o futuro do Brasil está cada vez pior. O que me deixa chateado porquê o país é incrível e o brasileiro melhor ainda. Um povo alegre, feliz e esperançoso, mas infelizmente com os piores políticos do mundo", lamenta.

Mesmo assim ele sai do País satisfeito pelos anos de sucesso e carinho no bairro Tiradentes. E não foram poucos que também adotaram o bar como queridinho. Emanuel conquistou a região e boa parte do campo-grandense apaixonado pelo atendimento, bebida gelada e a pipoca de graça que virou tradição no espaço.

Os anos à frente do Nova Lisboa rendeu amizades para o resto da vida. "Tanta gente se conheceu graças ao bar, até casal ficou noivo ali. Fiz amigos que de clientes começaram a visitar minha casa e viraram da família. Por isso, só consigo agradecer pelas histórias de vida que passaram por ali e mudaram a minha também", declara.

Episódios também marcaram Emanuel, principalmente quando o assunto é futebol. "Vi coisa naquele bar que não tinha visto em lugar nenhum. No 7x1 da Alemanha contra o Brasil, lembro que apesar da tristeza todo mundo abraçou uma alemã que comemorava o jogo no bar. Ali o brasileiro mostrou seu coração e isso me deixou muito feliz, nunca consegui esquecer aquela cena".

(Foto: Arquivo/Marcelo Vitor)

Emanuel chegou de Portugal para conhecer o País e decidiu ficar para fazer companhia a irmã. Trabalhou oito anos no comércio da cidade até que um dia foi demitido. Carismático e decidido a levar um bom atendimento aos campo-grandenses, ele fundou o Nova Lisboa.

"O português tem um jeito mais seco com as pessoas, eu sei disso, mas sempre gostei do bom atendimento. E o brasileiro ensina muito isso pra gente, simpatia vale muito por aqui e faz toda diferença quando a gente é dono de algum lugar".

Continuação - Agora quem toca o espaço é Luana Latrônico e Flávio Felix, que juntos decidiram manter o bar em razão da freguesia. "Sempre gostamos desse ambiente. Acho que pela clientela vale a pena manter a tradição do português", afirma Luana. 

A nova proprietária garante que o bar continua nos moldes do antigo proprietário, com exceção da música que será uma novidade. "Agora vai ter música ao vivo toda sexta e sábado. Só vamos agregar ao Nova Lisboa", garante.

O Nova Lisboa fica na Rua Marquês de Lavradio, 307.

Curta o Lado B no Facebook.

 

 

Nos siga no