Diversão

De Recife, Real Botequim abre em Campo Grande a quinta filial do País

Nadyenka Castro | 16/05/2012 14:39
Real Botequim fica na Afonso Pena, com deck com vista para o Parque das Nações Indígenas. (Fotos: Wagner Guimarães)
Real Botequim fica na Afonso Pena, com deck com vista para o Parque das Nações Indígenas. (Fotos: Wagner Guimarães)

‘Nascido’ no Recife, o Real Botequim abre em Campo Grande a quinta filial do País. O diferencial do bar é o serviço volante de quitutes.

Localizado na avenida principal da Capital, a Afonso Pena, o bar tem vista para o Parque das Nações Indígenas, mas a entrada é pela rua lateral.

O primeiro pensamento é que se está entrando em uma churrascaria: porta grande, muitas mesas e espaço imenso. Mas, é só dar alguns passos e olhar para as laterais para se constatar que, neste caso, a primeira impressão não é a que fica.

Pequenos quadros, mesas e cadeiras em madeiras, bem dispostas e, no teto, garrafas de vidros colocadas de ponta cabeça. Tudo isso associado aos azulejos na parede, ao chão cimentado indicam que ali é um bar, um boteco.

Quem chega já é recebido pelos garçons oferecendo os quitutes e chopp Brahma. “É o serviço volante”, fala o proprietário, Adeildo Adrião, que define este serviço como o principal diferencial do bar. “É a proposta de servir o cliente com rapidez”.

A ideia- O empresário conta que há cinco anos um amigo se mudou para Campo Grande a trabalho. Neste período, ele veio conhecer a cidade, frequentou diversos locais, gostou, mas, percebeu que faltava algo e então, junto com o amigo, decidiu abrir em Mato Grosso do Sul o Real Botequim.

Antes de decidir por Campo Grande, Adeildo pensou em abrir o Real Botequim em Uberlândia, Minas Gerais. “Mas, aqui, senti falta de um ambiente como esse”, justifica. Da ideia de trazer a historia de sucesso a abertura das portas foram, segundo ele, um ano e 10 meses.

Em parte do teto, duas a três mil garrafas de vidro de ponta cabeça.

O trabalho- Conforme o empresário, o Real Botequim é sempre instalado em avenidas bem movimentadas, de esquina e, no caso da Capital, o que mais chamou atenção foi o Parque das Nações Indígenas. “Em Recife nós temos uma parque sete vezes e meia menor que esse. E dá certo”, comenta.

O arquiteto responsável pelo projeto, Turíbio Santos, explica que há três anos foi criado o padrão arquitetônico do Real Botequim. Apesar de haver ‘regra’, o trabalho é regionalizado. “No artesanato, no cardápio”, fala.

O bar tem várias aberturas e uma espécie de deck com vista para a Afonso Pena. “A temperatura aqui é mais amena, então exploramos o bar mais aberto, mais confortável”, diz.

Ele revela que alguns objetos utilizados na decoração e também na cozinha foram comprados no Mercadão. “São pilões, panelas grandes, pás gigantes, potes com condimentos. Mas, muita coisa encomendamos. Não tinha a pronta entrega”.

As garrafas no teto, é uma das características da decoração do bar. “São duas, três mil garrafas”, calcula Turíbio, que conta ainda que a decoração pode ser ‘transformada’. “Estamos atrás de fotos antigas da cidade”. Estas fotos devem ser colocada nas paredes, junto aos quadros já existentes, tudo para regionalizar o local.

Bar tem capacidade máxima para 220 pessoas sentadas.

Cardápio- No serviço volante, quibes, bolinhos de aipim, bacalhau, filezinho com queijo, coxinha, pão de alho, entre outros quitutes. Tudo delicioso.

Aqueles que quiserem saborear uma deliciosa moqueca; picanha de cordeiro, grelhados de codorna e variados caldos também terão essa opção ao fazer o seu pedido à la carte.

Há sobremesas como sorvete de tapioca e petit gateau de goiaba. Para beber, wisky, água, chopp e refrigerantes. A intenção é, aos poucos, adaptar ao cardápio pratos regionais.

O Real Botequim foi premiado por três anos consecutivos pela Veja Natal. Nos anos de 2009 e 2010, como a Melhor Cozinha de Bar e, em 2011, na categoria boteco. E há três anos, foi eleito pela revista Vogue RG como um dos 50 melhores endereços de Natal, Rio Grande do Norte.

Serviço-Conforme Adeildo, o bar não terá música ao vivo, apenas ambiente, tudo para que o cliente possa bater papo à vontade.

Segundo o empresário, em Campo Grande, o bar abre as portas com 160 lugares, podendo chegar a 220. De acordo com ele, também será feito um espaço para crianças brincarem.

O Real Botequim abriu nessa terça-feira para imprensa e convidados, com alguns detalhes da obra ainda por fazer. Nesta quarta-feira recebe o público em geral, com a promessa de tudo pronto.

O bar vai funcionar de terça a domingo, sendo que até sexta-feira a partir das 17h30min e sábados, domingos e feriados também no almoço.

Nos siga no