Diversão

Comunidades serão tomadas pela dança urbana neste sábado

Projeto Circula Dançurbana levará espetáculos gratuitos à população

Thailla Torres | 13/08/2022 08:15
Projeto Daçurbana com crianças na sede da Cufa (Central Única das Favelas). (Foto: Reginaldo Borges)
Projeto Daçurbana com crianças na sede da Cufa (Central Única das Favelas). (Foto: Reginaldo Borges)

O projeto que já encantou adultos e crianças em diversas regiões do Estado terá a partir de hoje apresentações especiais em comunidades de Campo Grande. O Circula Dançurbana, da companhia Dançurbana, vai realizat ações e apresentações para moradores da Comunidade São Conrado, Aldeia Água Bonita e Favela Só Por Deus. 

Neste sábado, 13 de agosto, a companhia realiza uma ação e apresentação do espetáculo "K-ZUU", às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Comunidade São Conrado (sede da Cufa).

Já no dia 20 de agosto, às 9 horas, terá ação e apresentação do espetáculo "R.U.I.A", na Aldeia Água Bonita.

O projeto percorreu 10 cidades de Mato Grosso do Sul nos últimos meses e tem levado ações de formação e espetáculos infantis para comunidades carentes da Capital. 

Segundo o diretor Marcos Mattos, o "Circula Dançurbana" é a continuidade do trabalho que a companhia vem desenvolvendo em seus 20 anos de atuação, que é um diálogo constante e permanente com a comunidade em que o grupo está inserido.

Há muitos anos a companhia desenvolve trabalhos com as escolas públicas e a comunidade e, fomenta a formação de arte-educadores e professores. “Além disso, nosso objetivo é promover a fruição de espetáculos de dança, criados especialmente para as infâncias, e com isso sensibilizar e conscientizar os tutores e a sociedade em geral sobre a relevância da arte e da cultura para o desenvolvimento sensível e cognitivo das crianças”, realça o diretor.

 Sobre os espetáculos - "K-ZUU" e "R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória", são fruto da experiência da Dançurbana com a comunidade escolar. Para as criações destes trabalhos o grupo propôs a transversalidade de linguagens: poesia, brincadeiras, teatro, música, palhaçaria, contação de história e dança. Para tanto, o diretor e os intérpretes-criadores participaram de diversas oficinas e workshops.

 Em paralelo, a companhia fez uma ampla pesquisa bibliográfica, se aprofundou nos estudos e pôde descobrir mais sobre a infância por meio de uma linha de pensamento proposta por Rudolf Steiner, a Antroposofia, que discorre sobre a subdivisão da infância e da vida adulta em diferentes setênios (ciclos). "K-ZUU" é voltado para crianças do primeiro setênio (0 a 7 anos) e "R.U.I.A", do segundo setênio (7 a 14 anos).

Próximo mês - Já em setembro, no dia 03, será realizada uma ação/apresentação do espetáculo "K-ZUU", às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Favela Só Por Deus. 

No dia 10, às 14 horas, uma ação/apresentação do espetáculo "R.U.I.A" na Comunidade São Conrado (sede da Cufa). Nos dias 15 e 16 o projeto apresenta "K-ZUU" na Casa de Ensaio. No dia 15, a encenação será às 9 horas e, no dia 16, às 16 horas, com audiodescrição. Por fim, em 24 de setembro, a Cia Dançurbana realiza uma ação/apresentação do "R.U.I.A", às 9 horas, na Aldeia Água Bonita e, às 14 horas, na Favela Só Por Deus.

Nos siga no