Diversão

Companhia de Goiânia exibe 2 espetáculos cheios de emoção em Campo Grande

Espetáculos “Barbas” e “Gato Negro”, da companhia de teatro goiana Nu Escuro, são opções para o fim de semana

Thailla Torres | 09/11/2021 11:48
"Barbas" é um espetáculo de bonecos e será apresentado nesta sexta. (Foto: Layza Vasconcelos);
"Barbas" é um espetáculo de bonecos e será apresentado nesta sexta. (Foto: Layza Vasconcelos);

Com 25 anos de estrada, a companhia goiana Nu Escuro chega a Campo Grande de maneira virtual, transmitindo nesta sexta-feira (12) e no sábado (13) seu mais recente projeto: Dentro do Centro, uma experiência de circulação online de espetáculos teatrais.

Em parceria com a companhia campo-grandense Flor e Espinho, serão transmitidos os espetáculos “Barbas” e “Gato Negro”, uma montagem dirigida por Izabela Nascente, que será seguida de um bate-papo ao vivo onde a diretora e o dramaturgo Hélio Fróes, da Nu Escuro, recebem Fernando Ávila da Rosa dos Ventos. O público pode assistir as peças pelo canal do YouTube da cia Flor e Espinho.

"Barbas” é a mais recente criação da companhia, um trabalho com inspirações autorais da artista pesquisadora Izabela, em que ela relaciona suas histórias familiares com a história de Julia Pastrana, com intuito de provocar assim, um diálogo com o público sobre doenças, morte e afetos. A direção da peça será feita por Izabela, que é artista integrante da Nu Escuro desde 1999 e que, há 15 anos, vem direcionando seus estudos para o teatro de animação, resultando na direção de: Envelopes e Plural, dois importantes espetáculos que foram produzidos e atuados pela Cia de Teatro Nu Escuro. 

O enredo ocorre em duas dimensões: Um no plano realístico em que Marabel se relaciona com os familiares e com a comunidade de sua cidade, e o outro em uma dimensão da memória ou do inconsciente, que é o universo de Julia. Nele, os elementos principais da chamada primeira dimensão e as cenas serão estruturadas com atores, máscaras, bonecos de balcão e de manipulação direta. Nela, a estética dos bonecos será mais realista e a paleta em cores coloridas com uma pequena camada de amarelo, remetendo a revelação das fotos dos anos 80.

A proposta da direção de arte é misturar o teatro de animação com fotografia. Dentro de uma perspectiva de conservar a memória de pessoas que já faleceram e que em vida, passaram por experiências que são importantes de serem mencionadas, utilizando diretamente suas fotos, para que se possa pontuar de quem de fato está se falando. 

"Gato Preto" será transmitido às 19 horas deste sábado pelo YouTube da Cia Flor & Espinho. (Foto: Cia Nu Escuro)

Já “Gato Negro” narra uma história ocorrida em uma fazenda do interior de Goiás, no início do século XX. A trama, que acaba de ganhar nova montagem especialmente para o projeto de circulação, estreia em Campo Grande e envolve três irmãs que esperam por Samuel Godói dos Santos, que prometeu voltar e se casar com quem seu coração sentisse mais falta. Na data marcada para o retorno, elas o aguardam com festa para o casamento, mas quem aparece é uma criatura fantástica, meio homem e meio bicho, instalando relações adversas, próprias das humanidades.

A base da pesquisa para o Gato Negro remete ao hibridismo cultural da América Latina, onde o Barroco assentou-se em definitivo e foi apropriado pelo filho de brancos europeus, de negros africanos e de indígenas nativos, originando o elemento real maravilhoso. 

Os espetáculos serão nos dias 12 e 13 de novembro e terão transmissão feita pelo canal da Companhia Flor e Espinho Teatro.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no