Diversão

Com filmes infantis, secretaria promete retorno do Autocine

Após décadas sem funcionar, o cinema que fez sucesso nos anos 70 e 80 está de volta, mas desta vez com apenas 70 vagas

Alana Portela | 18/06/2020 14:22
Espaço onde acontecerá as programações do Autocine de Campo Grande, na UFMS. (Foto: Paulo Francis)
Espaço onde acontecerá as programações do Autocine de Campo Grande, na UFMS. (Foto: Paulo Francis)

O Autocine que foi diversão dos anos 70 e 80 está de volta em Campo Grande. Segundo a Secretaria de Cultura e Turismo, as sessões do cinema drive-in começam no dia 28 de junho, às 18h, com filme infantil para toda família assistir dentro do carro. O local é o mesmo de décadas atrás, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), ao lado do Estádio Morenão. 

“Vai ser na UFMS mesmo e já está passando por uma limpeza. Vamos dar vida novamente ao local e relembrar as décadas de 70, 80 com o Autocine”, destaca o secretário da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), Max Freitas. 

O retorno do Autocine é uma ação conjunta da Sectur, com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e UFMS. A programação deve conter filmes regionais e nacionais. “Amanhã é a última reunião para definir a programação de junho e julho. Como é feita a três mãos, fizemos uma curadoria dos três para melhor encaixar”, diz Max.

Carros ficavam estacionados nas vagas nos anos 80 e o público aguardava o início da sessão. (Foto: Arquivo UFMS)

O Autocine tinha sido inaugurado em 1972, foi o primeiro e único cinema drive-in permanente de Campo Grande e funcionou até 1989. Na época, a capacidade era para 128 carros, no entanto, durante a pandemia a quantidade de vagas é reduzida. 

“Com a biossegurança, vai ficar disponível para 70 carros. Vamos respeitar o decreto da prefeitura de distanciamento de 2,5 metros entre os veículos”, afirma. 

A entrada é franca, porém é preciso pegar os ingressos com antecedência. “Vamos distribuir o convite de forma gratuita, mas tem que retirar duas horas antes do evento”, explica. Além disso, também é necessário chegar meia hora antes do início do evento para garantir a vaga. “Vamos abrir para a fila de espera e quem tiver lá poderá entrar e a pessoa que não chegou, perde o ingresso”. 

Décadas atrás, o Autocine contava com uma arquibancada, lanchonete, sala de projeção e pátio com postes em formato de chapéus onde ficavam os alto-falantes, o telão de cinema, portaria e bilheteria.

Os recursos provenientes dos ingressos eram revertidos para a compra de livros para a Biblioteca Central e as de outras unidades da Universidade. Desde 2012 a reitoria estudava uma forma de reativar o Autocine, somente agora está certo para que o cinema drive-in volte com tudo.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no