Diversão

Cavalgada deve reunir mais de 200 fiéis para lembrar São Sebastião

Paula Vitorino | 06/01/2013 12:38

No próximo dia 13 de janeiro, mais de 200 cavaleiros participam de cavalgada pelos bairros da região norte de Campo Grande. Esta será a primeira cavalgada realizada durante a 63ª Festa de São Sebastião, o padroeiro do meio rural.

Os festejos acontecem entre 11 e 20 de janeiro e devem reunir mais de 2 mil fiéis. A comunidade irá participar de novenários, missas, noites de confraternização temática, quermesses e churrasco.

Durante a cavalgada comemorativa, os cavaleiros irão acompanhar a imagem do santo em uma procissão de 17 quilômetros e mais de três horas de duração. A concentração acontece a partir das 7h30 na matriz da Paróquia e segue até o Parque do Peão, na saída para Rochedo. No local será realizado leilão de prendas, churrasco e baile em prol da paróquia.

A cavalgada será acompanhada de perto pela cavalaria montada da Polícia Militar e organizada pela Agência Municipal de Trânsito (Agetran).

Devoção - A cavalgada inédita é um resgate às origens da Paróquia São Sebastião, que organiza a Festa, e foi fundada em 1936 como pagamento a uma graça recebida por um fazendeiro campo-grandense. Ele invocou o nome de São Sebastião ao ver seu rebanho ameaçado por uma peste, o gado livrou-se da doença e o fazendeiro doou a área para a construção da capela de São Sebastião, hoje matriz da Paróquia.

Nos primeiros anos, os fiéis chegavam a igreja montados em seus cavalos ou em charretes, pois a região era composta por propriedades rurais, como chácaras, sítios e fazendas.

São Sebastião é o padroeiro dos ruralistas e invocado pelos fiéis aflitos contra a peste, fome e epidemia. O pároco, padre Marcelo Tenório, explica que no ano de 680, epidemia e peste assolavam Roma. Foi quando o Papa pediu que fosse realizada uma procissão com as relíquias do Santo e imediatamente as doenças cessaram. “Os portugueses trouxeram para gente essa devoção e o povo rural começou a invocar São Sebastião contra as epidemias do gado”, esclarece o pároco.

A Paróquia São Sebastião está localizada na Rua Minas Gerais, 549, Bairro Monte Carlo. Telefone: 3317-4863.

Nos siga no Google Notícias