Diversão

"Casório do Ano", uma festa para ficar no calendário

Paula Maciulevicius | 24/06/2012 08:37
Convidados que foram conferir de perto o Casório do Ano. Jornalistas, fontes e leitores e ainda solteiros à procura na véspera de São João. (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Convidados que foram conferir de perto o Casório do Ano. Jornalistas, fontes e leitores e ainda solteiros à procura na véspera de São João. (Fotos: Rodrigo Pazinato)

Campo Grande casou com o Lado B. Depois do sim de tantas pessoas que compareceram ao "Casório do Ano" na noite que antecedeu o dia de São João não tem como negar. Ângela e Chico estão "casados" e nem precisou o cangaceiro, pai da noiva intervir. Foi de livre e espontânea vontade. Mas por precaução, Pernambucano estava lá do lado para conferir.

“Dancei demais, estou exausta, mas super feliz. Não esperava tanta gente, pessoas que viram o convite e vieram e eu nunca tirei tanta foto assim, as pessoas pediam para tirar comigo”, conta, feliz da vida, a noiva do ano Ângela Kempfer.

O menu servido à moda "cada um serve o seu e enfrenta a fila", tinha de tudo quanto é tipo de comida típica. Tapioca, pastel, arroz de carreteiro, churrasquinho, cachorro quente, fora os doces, brigadeiro e beijinho, amendoins e pés de moleque.

Logo no comecinho, para deixar os convidados mais à vontade, de um jeitinho nordestino, um bode saiu distribuindo sorrisos. Claro que isso não era à toa, era a propaganda própria de quem estava à venda na rifa.

Olha o povo "desanimado". É mentira! (Fotos: Rodrigo Pazinato)

O que teve de gente assustada e risos não foi pouca coisa não. Mas era bonito de se ver, todo mundo entrou no clima, comunidade em peso, gente que apareceu por ver a rua fechada, clientes da Tapiocaria Pernambucana e colegas de imprensa, se encontrando em pauta boa e ignorando a concorrência.

“Se caísse uma bomba aqui hoje, não ia ter notícia amanhã. Isso quem disse, em tom de brincandeira, é claro, foi de Renato Lima, também jornalista. Notícia ia ter sim, só não ia ter quem fazer”, dizia aos risos a jornalista Regina Muller.

Quem é acostumado a lidar com jornalistas só para entrevistas foi surpreendido com uma pergunta longe do quadro de saúde da Capital. O secretário municipal de Saúde Leandro Mazina teve de responder se aceitava brigadeiro ou beijinho a R$ 2. A resposta foi a compra de dois, para levar para a filha.

O comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, curtiu a festa com a família e viu o outro lado dos repórteres, bem mais descontraídos. Na hora de comprar brigadeiro não quis tirar a carteira, brincando que o filho era quem iria pagar.

Uma das primeiras a chegar foi a ex-vereadora Nelly Bacha, curiosa principalmente pelo lugar.

Secretário de Saúde em meio a turma de familiares e amigos e o cangaceiro Pernambucano.

Mas a festa não era só de jornalista e fonte não. Teve muita gente vinda de longe para prestigiar. Se sentiu convidado pelo Lado B em matérias no Campo Grande News ou simplesmente passou e viu o movimento.

O casal Idilce Bonato e Júlio César Marques vieram do bairro Rita Vieira totalmente caracterizados, depois de ver a divulgação no facebook.

“A gente veio assim porque já é caipira mesmo”, brincou o marido em relação a Idilce. Ela não perdeu a pose.

“Sou chique, olha só na minha bolsa tem chinelinha se cansar o pé de tanto dançar e até abêsorvente. Olha só, não estou chique?” questionava em tom de brincadeira e acentuando o “r”.

Teve casal que encheu a barriga. Cláudia Malfatti e Fabiano Reis saíram elogiando. “Amei, acho que tem que ter todos os anos e eu quero participar sim. Estava super organizado e reuniu vários colegas da imprensa, é bom encontrar os amigos”, relatou Cláudia.

O marido, no estilo caipira, não teve vergonha nenhuma do bucho cheio respondeu. “A comida estava ótima, arroz carreteiro, quentão, mas continuo com fome”, brincou Fabiano.

Casal chique. Os caipiras Idilce e Júlio César capricharam no sotaque tanto quanto na caracterização.

A quadrilha, o momento mais aguardado da festa e onde o Casório em si foi realizado. Quem chamou atenção quase à altura da noiva, foi o padre. O colarinho saía da roupa, não parava um instante no lugar, assim como o padre. Talvez um tanto perdido por nunca ter feito um casório tão cheio, ele desfilava pela roda, arrancava até gritinhos da mulherada e comentários do cangaceiro, que narrou o casório.

Foi na hora de juntar para o caminho da roça, que se viu quantos convidados arriscaram os passos de uma quadrilha moderna. Padrinhos, jornalistas e comunidade se juntaram. E nem importou se estava à moda do caipira ou não, ou ainda com barba e bigode para dançar com a filha, como a jornalista Jacqueline Lopes.

Olha a cobra, foi adaptado para “olha o enjoo”, levantando a suspeita de gravidez. Deu nos homens mais susto do que se fosse uma serpente no meio do mato. Mas a resposta “é mentira”, prevaleceu e os compadres acordaram do desmaio.

O juramento seguiu a tradição, era preciso já que instantes depois o “ninguém é de ninguém” levou os convidados a entrarem para a ideia do casório moderno. Mas antes que a casa caísse e os recém casados já deixassem o enlace antes da lua-de-mel, o cangaceiro manda o homem ajoelhar. A sorte deles era que elas estavam boazinhas, ou também aproveitaram para tirar o couro da modernidade.

A quadrilha teve vencedores que vieram de longe. Compadres do Tijuca II que apareceram depois de passar pela rua e ver a interdição. “Ele passou viu e que estava fechado, a gente tinha festa junina hoje, mas foi transferida para semana que vem, daí pensamos, vamos lá”, disse o casal Adriana Lopes e Roni Durval Domingues.

A animação deles, que mesmo descaracterizados dançaram como caipiras legítimos deu ao casal o prêmio de uma diária no balneário Acqua Park, que fica em Rio Verde de Mato Grosso, cidade turística do norte do Estado e ainda ingressos para show da banda Falamansa, que vai acontecer no dia 14 de julho, no Centro de Tradições Nordestinas da cidade.

“Ah era pra ser né. Ficamos felizes, a gente nem imaginou”, completou.

A festa teve o patrocínio de Midianova, Frango Bello, Shopping China, Shopping Norte Sul Plaza e Sicredi.

No menu, o estilo era cada um serve o seu e enfrenta a fila. E o pastel era um dos mais procurados.
Com as bençãos do padre, o casal Chico e Ângela se uniu. Casório que modernidade nenhuma vai separar.
Nos siga no