Diversão

Bar cria noite para universitários assumirem o palco com trabalho autoral

Anny Malagolini | 03/03/2014 06:46
Jaqueline foi a única de quarta passada a se apresentar com a banda
Jaqueline foi a única de quarta passada a se apresentar com a banda

Desde que o bar “Rockers” foi aberto, por Diogo Manciba, ele viu na proximidade com a UFMS um público certo de universitários. Agora, é local também para mostrar a qualidade musical de quem ainda está na faculdade. Com letras que falam sobre a vida acadêmica, protestos, amor e boêmia, enfim, as noites de quarta são para quem vive no meio acadêmico.

A ideia era criar um ambiente para a música autoral e nas noites de quarta-feira, geralmente, três atrações são escolhidas para tocar no bar. Não há uma regra para participação só de acadêmicos, mas a maioria é de universitários. “É um ponto de encontro”, define.

Estudantes até 1 hora da manhã não pagam, comprovando na entrada com carteira da universidade ou da biblioteca. Depois deste horário, é cobrado R$ 10,00.

Para os músicos, o lugar se tornou um dos primeiros divulgadores de quem quer seguir a carreira musical. A ideia não é ganhar dinheiro e sim divulgar as composições. Por ser no meio da semana, a quarta-feira não é um dos dias mais rentáveis e o cachê é divido entre os músicos, de acordo com a portaria do bar.

Marina Peralta, de 21 anos, é acadêmica do 6º semestre de Psicologia e começou a se apresentar no bar no ano passado. Sob influências do samba, reggae e rap, a cantora afirma: “Rockers é referência para quem está começando. Não tem mais o clima universitário, já superou isso”, avalia.

Amigo de várias bandas, Diego explica que viu a necessidade de um local onde os músicos pudessem expor suas composições, com o clima despojado. Para ele, a aceitação da música autoral e a pouca experiência dos artistas, não é coisa fácil, mas ele acredita que a ideia deu certo pela saturação da música local. “Todo mundo está saturado da mesmice”.

Jaqueline Costa, de 23 anos, é estudante de Direito, da Uniderp. Ela conta que já se acostumou a se apresentar em restaurantes e lanchonetes, com um repertório tomado por músicas “alheias”. Recentemente, Jaqueline foi convidada a apresentar no bar as músicas que ela escreve desde os 15 anos e, enfim, viraram a grande atração da noite. “O pessoal sabe da importância da arte e o intuito é divulgar”.

Dentro da cena, os músicos ganharam público, o que foi essencial para a carreira da cantora Lilian Maira, de 22 anos. Lilian participou da seleção do The Voice Brasil. O vídeo encaminhado por ela foi escolhido para o programa e a jovem passou para a etapa seguinte, na cidade do Rio de Janeiro. Ela conta que sem dinheiro para bancar a viagem e hospedagem, os fãs a ajudaram a recolher dinheiro para a audição.

A estudante de Economia, Inês Silva, de 23 anos, é frequentadora do bar, antes mesmo de começar a faculdade. “Sempre foi um ponto de encontro universitário, tudo inovador, ideias que fogem do que o campo-grandense estava acostumado”, conta, a estudante, que até sabe algumas letras “de cor”.

O Rockers fica na avenida Manoel da Costa Lima, 34, e funciona de quarta-feira a sábado, a partir das 22 horas.

 

 

Apesar de não ser universitária, Lilian Maíra se apresenta todas as quartas.
Os shows começam às 22 horas.
Nos siga no