Diversão

Após fechar por falta de público, Feira São Chico volta, mas com baixo movimento

Mariana Lopes | 13/09/2017 07:10
Movimento foi fraco na retomada da Feira São Chico
Movimento foi fraco na retomada da Feira São Chico

É com lamento que Camila Santana declara o motivo pelo qual a Feira São Chico ficou seis meses parada: "não tínhamos público, iam poucas pessoas", diz a organizadora do espaço. Depois deste tempo sem montar as barracas nos trilhos da rua 14 de Julho, a feira volta com esperança de que agora pode dar certo, mesmo que o primeiro dia tenha sido de pouco movimento.

O Lado B esteve presente quando a feira deu os primeiros passos, em março do ano passado. Na época, o cenário era bem parecido, de poucos visitantes e expositores cheios de expectativas. Um ano e meio depois, ainda existe a vontade em fazer dar certo, mesmo que às vezes pareça difícil emplacar o evento.

A ideia de Camila é fazer não apenas uma feira para comercialização de produtos, mas acima de tudo um espaço onde reúna arte, gastronomia, diversão e que seja voltado para a família. E para isso ela apostou na variedade das barracas. 

Entre os expositores, há brechó, acessórios artesanais, obras de arte, comida. Mas na noite de ontem, quando a Feira retomou o funcionamento, poucos barracas estavam montadas. Situação que desanima até quem está com todo o gás para investir no espaço.

"A feira é atrativa, mas precisamos que os próprios expositores se juntem para divulgar e movimentar aqui", ressalta a artesã Regina Gavilan, 27 anos.

Arte predomina no primeiro dia da feira

Em uma barraca de artesanato, a jovem ainda dá o recado de que as pessoas não precisam ir lá somente para gastar. "Se não está com dinheiro hoje, vem do mesmo jeito, para prestigiar, pra passear, se divertir, para ver o que tem de bacana, pelo menos assim fica sabendo e quando tiver dinheiro, volta pra comprar. É assim que acontece", diz Regina.

Representando a ala gastronômica, Tatiana Ribeiro era a única que vendia comida. Para ela, o balanço foi positivo nesta retomada. "Vendi 10 empadas", comemora. Ela acredita que os próprios moradores do bairro São Francisco podem, e vão, movimentar o espaço.

Apesar de serem poucos, a diversão entre os expositores estava presente. O clima era de amizade e descontração. Já no final, enquanto alguns recolhiam os produtos para ir embora, outros ainda arrumavam ânimo para "brincar" com a tocha e cuspir fogo.

E assim foi o primeiro dia da Feira São Chico, no retorno à orla da 14 de Julho. Sem muito movimento, mas cheio de esperança de que desta vez dará certo. "Espero que voltem a apreciar a feira, para prestigiar o produtor da nossa cidade, jovens que estão produzindo e vivendo disso", destaca Camila.

A Feira São Chico funciona toda terça-feira, das 18h às 22h.

Nos siga no