Consumo

Feira "Bocaiúva" quer promover produtos criativos feitos em MS

Aline Araújo | 03/10/2014 07:00
Fotos da primeira edição do Bocaiúva Moda Criativa e Design. (Foto: Everson Tavares)
Fotos da primeira edição do Bocaiúva Moda Criativa e Design. (Foto: Everson Tavares)

Aquela camiseta com a estampa exclusiva, um bolsa sustentável, um brinco todo de sementes, a geléia de guavira, ou qualquer outra peça de fabricação artesanal é produto da economia criativa. E para incentivar esse setor em Mato Grosso dos Sul, nasceu a feira Bocaiúva Moda Criativa e Design, já na terceira edição.

Os interessados em expor os produtos tem até meio dia de 5 de outubro para fazer a inscrição e participar da feira. Com o tema “tropical” a curadoria do evento irá selecionar de 25 a 30 marcas, produtores ou coletivos, para o evento que que acontece de 12 a 15 de novembro, na antiga estação ferroviária de Campo Grande .

Para se inscrever é necessário preencher o formulário no edital e enviar de 3 a 5 fotos atuais dos produtos no e-mail pas.arte.cultura@gmail.com. 

Desfile na primeira edição, em Campo Grande. (Foto: Everson Tavares)

Para a escolha, serão considerados alguns critérios de criatividade, sustentabilidade, diversidade cultural e inovação. Em primeiro lugar, é importante que o contemplado produza e distribua em Mato Grosso do Sul serviços autorais que podem ser desde artigos de moda a objetos de decoração ou artesanatos e alimentação. 

A primeira edição ocorreu na Capital e a segunda fez parte da programação do Mercado Mundo Mix, durante o 15° Festival de Inverno de Bonito. Todas as edições foram promovidas este ano. Agora o evento será ampliado, por ser um dos contemplados do Fundo de Investimentos Culturais

“Nosso propósito é trazer essa reflexão sobre economia criativa, é uma politica pública construída em âmbito federal e agora está começando a alcançar os estados e municípios. A iniciativa amplia o mercado dos artistas e criadores locais e toda a cadeia produtiva ligada, tanto a moda como a arte”, explica a produtora cultural Caroline Garcia, de 36 anos.

O evento pretende movimentar não só os negócios como também o cenário cultural. A programação inclui discotecagem, shows, editoriais de moda, intervenções lúdicas e desfiles. “A gente quer mostrar que em Campo Grande tem muita gente produzindo com um padrão de qualidade bacana”, avisa.

Segunda edição ocorreu em Bonito (Foto: Divulgação)
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