Consumo

Família toda se envolve em fabricação de sousplats, para transformar celebrações

Negócio começou a partir da filha, Vanessa, que dá nome à marca e oferece também serviço de decoração de mesas

Thaís Pimenta | 31/05/2018 07:53
Por meio da filha, Vanessa, ao meio, mãe e irmão passaram a ajudar na fabricação e hoje movimentam juntos a marca. (Foto: Fernando Antunes)
Por meio da filha, Vanessa, ao meio, mãe e irmão passaram a ajudar na fabricação e hoje movimentam juntos a marca. (Foto: Fernando Antunes)

Gente que gosta de receber visitas em casa sabe, muito bem, como o ambiente fica mais bonito com uma mesa bem posta. Seja qual for o motivo da recepção, para muita gente ou só para a família, as peças de louça decoradas, arranjos de mesa, toalhas com estilo e outros elementos decorativos garantem um visual inesquecível para a ocasião especial. Dentre tantos elementos, o sousplat dá um toque a mais, um charme à decoração da mesa.

Em Campo Grande, a família da funcionária pública Vanessa Mansano se movimenta há três anos fabricando, justamente, essa peça, que além de decorar, protege a toalha de mesa e o móvel.

Além da Vanessa, a mãe, dona Edi Mansano, e o irmão, Eduardo Mori, trabalham juntos, em casa, no período vespertino, produzindo os sousplat estampados e lisos, de couro sintético. "Minha mãe já se aposentou, foi uma ideia brilhante que Deus nos deu, trabalhamos em familia, foi uma ocupação para minha mãe que se foi professora a vida toda", avalia Vanessa.

 

Souplats lisos e estampados são fabricados na casa da família, com preços diferentes (Foto: Fernando Antunes)

O processo é quase todo artesanal. "Eu compro na fábrica a madeira porque tem que ser cortado a laser. Mas todo o processo de impermeabilização e decoração é feito aqui em casa, a parte mais gostosa do processo", explica.

A marca, que leva o nome da filha, Vanessa Mansano Decor, fabrica e vende pela internet artigos que vão além do sousplat. "Fazemos porta copos, bandejas, porta guardanapo, tudo para a mesa", completa ela. 

Um outro serviço é o de decoração das mesas. "Como eu ainda não alugo as peças, costumo usar os aparatos que o cliente tem em casa ou, se for preciso, me disponibilizo a ir junto em lojas especializadas para alugar o necessário. Juntos, montamos tudo antes do evento e o resultado é esse que vocês estão vendo”.

Uma mesa de Natal montada por Vanessa. (Foto: Fernando Antunes)
Aqui o que manda é a delicadeza das cores. (Foto: Fernando Antunes)

Essa história começou com a paixão de Vanessa pelo Natal. Há 20 anos, ela decora toda a casa com o tema, inclusive a mesa de jantar. “Aí eu comecei a decorar a mesa com os eventos que acontecem no decorrer do ano, como a Páscoa, por exemplo, e gostei”.

Autodidatas, eles aprenderam a compor bem a mesa na prática, assim como a realizar todo o processo de fabricação das peças. "Os sousplat me interessei, comecei a procurar no Youtube, fui aprendendo, melhorando e me profissionalizando nisso. O conhecimento que tinha, passei pra minha mãe e meu irmão", completa Vanessa.

Para conhecer o trabalho da família acesse o link. Os sousplats lisos custam R$ 35,00 e os estampados R$ 40,00, os outros serviços de montagem variam muito conforme as necessidades do cliente.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

 

Nos siga no