Consumo

Escola para crianças de até 6 anos não vai fechar nem nas férias

Sossego da Mamãe começou como hotelzinho e nos próximos meses terá colônia de férias

Informe Publicitário | 09/12/2016 06:10
Sala de aula  cheia de criança feliz na Sossego da Mamãe. (Foto: Alcides Neto)
Sala de aula cheia de criança feliz na Sossego da Mamãe. (Foto: Alcides Neto)

Hoje ela é a “Tia Lídia” da criançada que entra sem cerimônia na sala da direção, para mostrar um brinquedo ou fazer algum comentário sobre o dia. Mas foi como mãe que a ex-servidora pública Lídia Paniagua teve a ideia de dar sossego as outras famílias criando um hotelzinho infantil há 27 anos, o primeiro de Campo Grande.

A confiança chegou junto com centenas de crianças que ao longo do tempo fizeram do lugar a segunda casa. Em 2004 o hotelzinho virou escola e na educação infantil a “Sossego da Mamãe” se consolidou com o mesmo cuidado de quem recebia os pequenos para uma noite longe dos pais. "É uma relação de confiança que a gente nunca perdeu com os pais", lembra a Tia Lídia.

É tanta vontade de acolher, que nem em dezembro e janeiro o lugar fecha. Para só no dia 22 para as festas de fim de ano e volta dia 4 de janeiro com colônia de férias em período integral, com todas as refeições do dia e muitas brincadeiras clássicas. "Recuperamos a infância real. Até de peteca a gente brinca. São dias muito divertidos, as crianças amam", comenta a proprietária.

Gargalhada no berçário, o lugar mais fofo da escola.

Dona Lídia continua na direção do Centro de Educação Infantil Sossego da Mamãe, mas a filha cresceu e agora é o braço direito no trabalho. As duas colecionam histórias de apego e satisfação nesses quase 30 anos de portas abertas e duas gerações atendidas. "Encontro ex-alunos que entraram aqui bebês e hoje são juízes, médicos, gente feliz, realizada. Muitos deles têm os filhos matriculados aqui. Isso não tem preço", lembra a mãezona que acompanha notícias de todos os que consegue encontrar pelas redes sociais.

O afeto que surge a cada palavra também está em detalhes pela escola da Rua Abraão Júlio Rahe, da decoração encantadora nas salas, até o uniforme que garante a brincadeira com conforto. "Estamos, inclusive, instalando uma fonte de água ali na área externa, porque deixa o ambiente mais fresco quando a umidade do ar cai", avisa.

A ideia é atender alunos apenas dos 4 meses aos 6 anos, do berçário aos Pré II, para não perder o foco nem a atenção especial aos primeiros anos de vida, tempo que exige os estímulos corretos para que a criança aprenda não só o conteúdo formal, mas também sobre valores morais. “Escola não é comércio, temos de fazer bem feito. E gosto de trabalhar com essa faixa etária, são os meus bebês”, diz.

Hora da história na sala cheia de estímulos à fantasia. (Foto: Alcides Neto)

No berçário, em meio aos brinquedos coloridos e cheios de sons, os bebês abrem a gargalhada quando Lídia resolve encarar a tarefa de fazer a turminha sorrir. Na sala dos maiores, a curiosidade com os livros de história sobre a mesa comprovam que a literatura é um estímulo que tem dado resultado antes mesmo de alguém por ali aprender a ler.

Não há metodologia "de modinha", diz Lídia, o que vale é o "bê-a-bá", defende ela. "Somos tradicionais, ensinamos a ler com o uso de sílabas e tem dado muito certo. Nenhuma criança sai daqui sem ler".

As salas de aulas têm entre 9 e 15 alunos, no máximo, dependendo da idade, todas com professor formado em Pedagogia e auxiliar.

Para a tranquilidade dos responsáveis, são 3 possibilidades de horários: meio período, intermediário ou integral. A vantagem para quem trabalha o dia todo é que as aulas começam 6h45, antes dos pais entrarem no serviço, e terminam só às 18h20, bem depois do fim do expediente. "Todo dia, 6h15 estou aqui para abrir a escola. Eu sei das dificuldades das pessoas, por isso a gente atende pelo maior tempo possível. Fazemos com prazer", explica a proprietária.

No dia do aniversário de 4 anos, Fernando quis mostrar o caminhão de bombeiros que ganhou para Tia Lídia.(Foto: Alcides Neto)

As matrículas para a colônia de férias valem para crianças de até 7 anos e já estão abertas, assim como as para o ano letivo de 2017.

A escola fica na Rua Abrão Julio Rahe, 545, Bairro São Francisco. O telefone para informações é (67) 3384-7909.

Você pode saber mais sobre o CEI Sossego da Mamãe na página da escola no Facebook

Centro de Educação Infantil Sossego da Mamãe fica na Rua Abrão Julio Rahe, 545
Nos siga no