Consumo

Empresário chegou de ambulância e por aqui construiu rede de mercados

Destino era MT, mas acidente o fez parar com a família em Campo Grande, onde já abriu 4 supermercados

Bárbara Cavalcanti | 26/05/2021 15:01
Empresário Gilberto Pereira Gonçalves explica que objetivo de trazer produtos mais "diferentões". (Foto: Marcos Maluf)
Empresário Gilberto Pereira Gonçalves explica que objetivo de trazer produtos mais "diferentões". (Foto: Marcos Maluf)

Quando o gaúcho Gilberto Pereira Gonçalves deixou Porto Alegre com a família, rumo ao Mato Grosso, ele não imaginava duas coisas: que um acidente na estrada levaria todo mundo para o hospital e que no lugar onde foi socorrido, aqui em Campo Grande, construiria sua carreira no ramo de supermercados. 

O destino era o município de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, na década de 1980. Mas os planos quase viraram tragédia na estrada e a família acabou voltando para Campo Grande de ambulância. 

“A gente saiu de Porto Alegre, eu, esposa e filho, com a intenção de ir tentar a vida em Lucas do Rio Verde. A cidade lá era nova e nós íamos trabalhar no ramo das tintas. Uma vez na estrada, nos acidentamos. Eu mesmo tive o queixo quebrado e precisei ficar uns 40 dias com os dentes amarrados”, detalha. 

Mas o drama, felizmente, virou história de empreendedor. Quase 40 anos depois, no Bairro Tiradentes, ele inaugura a 4ª unidade da rede Supermercado Santo Antônio Express, a estreia do empresário em um nicho mais sofisticado.

Produtos importados, como a tâmaras de Israel, são novidades na rede de mercado "Santo Antônio". (Foto: Marcos Maluf)

Nas prateleira, há produtos importados como queijos, bebidas e frutas. Um exemplo é a pera asiática, encontrada apenas em poucos outros hortifrútis de Campo Grande. Há também tâmaras vindas de Israel, queijos italianos e até kiwi da Nova Zelândia.

Até conseguir abrir essa loja cheia de produtos requintados, Gilberto precisou tentar algumas propostas de comércios diferentes. “Na época, nós começamos vendendo erva-mate, mas não deu muito certo. Então, abrimos a porta de casa e fizemos do quarto uma mercearia”, explica. 

O lugar improvisado, no Bairro Maria Aparecida Pedrossian, tinha prateleiras feitas pelo próprio Gilberto e caixas vazias de mercadoria eram utilizadas para fazer volume. E a estratégia caseira foi dando certo.

“A mercearia foi invadindo a casa, tivemos que quebrar paredes, fizemos um puxadinho lá no fundo e depois conseguimos comprar a casa do vizinho”, lembra. Depois, vieram mais uma loja no Pedrossian e unidade no Jardim Noroeste.

O que começou como mercearia dentro da própria casa é hoje rede de supermercados na Capital. (Foto: Marcos Maluf)

Agora, ele inaugura o novo supermercado de olho em um público com qual ele mesmo não está acostumado. 

Na Avenida Marques de Pombal, 2621, o objetivo é trazer produtos mais “diferentões”. “A gente mesmo não conhecia algumas marcas e alguns produtos. Foram muitas pesquisas e descobri coisas que nem eu mesmo sabia que existia”, explica.

O que garante força é a mesma coragem de recomeçar depois daquele acidente há 40 anos. 

Ao olhar para trás, vem na memória a família unida nos negócios. Falar dos filhos, por exemplo, é emoção certa. “Meu filho, com sete anos, era quem cuidava do caixa na mercearia. E agora meu filho e minha filha estão formados, casados, já tenho dois neto. Foi tudo com muita batalha”, diz entre lágrimas.

Tem uma pauta bacana para sugerir, assim como a história da família Gonçalves? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Para Gilberto, agora desafio é atender público de poder aquisitivo maior com produtos diferenciados. (Foto: Marcos Maluf)



Nos siga no