Consumo

De tradição ucraniana, ovos coloridos são carregados de simbologia e arte

Além das pêssankas, Vanessa também produz as bonecas de amarração, que são conhecidas como mótankas

Jéssica Fernandes | 27/02/2022 07:36
Feitos à mão, os ovos são carregados de cor e símbolos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Feitos à mão, os ovos são carregados de cor e símbolos. (Foto: Arquivo Pessoal)

No momento em que o mundo se volta para torcer pela paz entre Rússia e Ucrânia, mostramos a arte, a ancestralidade e a história, que são a base do trabalho que Vanessa Jerba, 42 anos, desenvolve em Campo Grande. No ateliê que administra, ela produz delicadas pêssankas e mótankas, que são símbolos da cultura ucraniana. A primeira são ovos decorativos, enquanto a segunda são bonecas de tecidos naturais.

Descendente de ucranianos, Vanessa teve o primeiro contato com esse universo artístico somente na adolescência. Na ocasião, ela teve a oportunidade de entender mais sobre as próprias raízes e o significado que as pêssankas e mótankas têm na tradição da Ucrânia.

Durante o curso, ela comenta que começou a produzir os artesanatos. “Meus bisavós vieram para o Brasil em 1920, depois da Primeira Guerra. Eu comecei a fazer arte com um grupo folclórico ucraniano e fui conhecer a fundo. No grupo, comecei a desenvolver meu lado artístico”,  lembra. 

As pêssankas são escritas em ovos vazios. (Foto: Arquivo Pessoal)

Feitas à mão, as pêssankas foram criadas com a finalidade de presentear as divindades no início da primavera. Com a chegada do cristianismo, os ovos coloridos passaram a simbolizar a Páscoa e a ressurreição de Jesus Cristo. Apesar dessa mudança, as pêssankas continuam mantendo os aspectos originais, desde a forma de produção a paletas de cores.

Escritas em ovos vazios de codorna, ganso, galinha e avestruz, o artesanato, segundo Vanessa, é uma bela forma de presentear alguém. “Quando você recebe uma pêssanka, é como se você tivesse recebendo uma carta, porque são símbolos, você está desejando fertilidade, porque o ovo é o início da vida. Quem encomenda pode pedir quantos símbolos quiser, porque uma pêssanka pode representar a saúde, a vida eterna”, explica. 

Além da versatilidade nos símbolos e cores, Vanessa explica que sempre procura harmonizar os mínimos detalhes. “Toda arte ucraniana é simétrica, geométrica, nós procuramos respeitar isso, então o que tem de um lado, tem do outro. Mantemos uma harmonia”, afirma.

As mótankas têm significado de proteção na cultura ucraniana. (Foto: Arquivo Pessoal)

As mótankas são outra vertente do trabalho da artista campo-grandense, que produz diversos modelos. Feitas de linho ou cânhamo, as bonecas também têm um significado importante para o país. “Acreditam que essas bonecas se originaram de estatuetas, das antigas deusas eslavas da proteção. Elas não são usadas só como brinquedos, mas como guardiãs da casa”, diz.

Sem costura e feitas só da amarração entre os tecidos, outra característica curiosa dessas bonecas é a ausência de rosto. Devido ao caráter protetivo, conforme Vanessa, elas não podem ter feições humanas. “Os ucranianos acreditavam que objetos de proteção não devem ter rosto, porque é por ele que interagimos com a energia do ambiente”, conta. No lugar dos olhos, boca e nariz, as bonecas costumam receber desenhos de cruz e estrelas.

Questionada sobre a importância do trabalho que desenvolve, Vanessa diz que é grata por poder se conectar com a sua ancestralidade. “Eu fico muito feliz de poder vivenciar minha ancestralidade através da arte, porque a arte ucraniana é muito rica e simbólica. A cada trabalho, eu aprendo algo”, conclui. 

Quem quiser conhecer o trabalho dela, o perfil no Instagram é @vanessajerba.

Bonecas de amarração apresentam diversos estilos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Curta o Lado B no Facebook,  Instagram do Campo Grande News e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no