Consumo

Após largar advocacia, Ludmila abre café com cerveja e livros para concurseiros

O lugar serve para quem busca um jeito diferente de se preparar para o concurso dos sonhos

Thailla Torres | 07/04/2017 09:25
Cômodos da casa foram organizados para que todos estudem a vontade.
Cômodos da casa foram organizados para que todos estudem a vontade.

Aos 29 anos, Ludimila Freitas Ferraz, embarcou de vez no mundo dos concursos. Depois de formada em Direito, atuou como advogada e assessora jurídica, mas abriu mão da profissão para continuar estudando. Agora investe em um espaço onde livros e diversão podem caminhar juntos. 

Na casa onde passou a infância com os pais, no Jardim dos Estados, agora funciona o Café Cult. Lugar para a galera estudiosa, mas com bar e cafeteria.

Ludmilla e os irmãos.

Ludmila conta que os pais nunca entenderam a necessidade dela sair de casa para estudar. "Eu ia para cabines ou bibliotecas e minha mãe sempre perguntava os motivos. Acontece que quando a gente sai de casa, acaba se comprometendo com o estudo e nada consegue te dispersar", diz. 

No entanto ela passou encontrar dificuldades por conta do horário e espaço disponível na cidade. "Eu achava ruim porque biblioteca nunca abre feriado e aos sábados o horário é muito limitado. Os lugares nunca tinham uma lanchonete e isso me obrigava a ficar levando muita comida, não estava dando certo", lembra.

Por isso, na companhia dos irmãos Igor e Semy, decidiram transformar a casa. Em seis meses de reforma, quartos, suítes e salas deram lugar aos ambientes cheios de cabines que podem ser alugadas por mês, semestre ou ano.

A vantagem é o aconchego que faz todo mundo se sentir em casa. Mas para isso, é preciso seguir as regras de convivência, já que é possível passar até 16 horas no lugar.

"A gente estabeleceu algumas regras como, por exemplo, uso de celular e de salto alto é proibido. Isso é importante para evitar barulho. Teclado só se for silencioso e nada de comida dentro das salas", cita.

Varanda virou cafeteria que será aberta ao público no dia 11.
Tem até livraria. (Foto: Marcos Ermínio)

No momento, o lugar tem capacidade para 23 pessoas. Mas até o fim desse mês, ela promete ampliar para 40, porque a fila de espera já está grande. "As pessoas querem um lugar assim porque você acaba profissionalizando seu estudo, colocando metas, regras e cumprindo seus horários. Até porque você está investindo nele". 

Depois de largar a profissão há quatro anos, Ludmila não se arrepende e diz que vai continuar estudando. "Quem estuda para concurso está em busca de um sonho. Depois que eu comecei a estudar fora de casa, meu rendimento melhorou muito e aqui é um lugar onde você pode estudar, se divertir e reunir os amigos".

O aluguel de cabine já está funcionando, mas o café abre ao público no dia 11 de abril. Tem salgados, refrigerantes, café e cerveja. "Qual concurseiro que não quer espairecer tomando uma cerveja gelada, não é?", sugere. 

Já o aluguel de cabines só é possível com agendamento e quem escolhe o pacote integral, pode estudar das 8h até meia noite. Mas há opções com períodos diferenciados.

O espaço também conta com uma livraria com autores de livro-reportagem. "A ideia é trazer obras regionais e livros alternativos, que ajudem no senso crítico do estudante", revela. 

No dia 11 de abril, durante a inauguração do café, será feito o lançamento do livro Nada Consta, do campo-grandense Danilo Nuha.

O Café Cult abre todos os dias. Das 8h a meia-noite de segunda à sábado. E aos domingos das 8h ao meio dia. Fica na Rua da Paz, 1236, Jardim dos Estados.

Curta o Lado B no Facebook.

Casa reúne diversão e estudos.
Cabine alugada integralmente é usada apenas por uma pessoa.
Nos siga no