Comportamento

Jovens viram madrugada em 12 horas de atividades do Bote Fé

Paula Vitorino | 26/06/2012 13:09
Madrugada de hoje foi de orações para jovens; (Foto: Nicholas Pereira)
Madrugada de hoje foi de orações para jovens; (Foto: Nicholas Pereira)

Nem a madrugada de uma terça-feira desanimou os jovens que participaram da programação do Bote Fé da Forania Norte. A passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude encheu de energia dezenas de jovens para 12 horas – 19h às 7h – de atividades, com missas, procissão, shows, roda de bate-papo e muita oração.

Os símbolos da Jornada, a Cruz Peregrina e do Ícone de Senhora, chegaram à Paróquia São João Bosco com festa e fogos de artifício, às 19h de ontem. Eles foram trazidos por jovens e o bispo auxiliar da Arquidiocese de Campo Grande, Dom Eduardo Pinheiro, depois passagem pela Santa Casa.

As atividades tiveram início com celebração de missa presidida por Dom Eduardo. A homília foi voltada para a juventude e o bispo destacou que “enquanto é discutida a retirada da cruz - símbolo do cristianismo para o amor de Jesus - das repartições públicas e do coração das pessoas, os jovens estão levando a Cruz Peregrina pelo mundo”.

Ele ressaltou que a Jornada, voltada para os jovens, é o maior evento Católico e está fazendo uma revolução, mostrando uma nova juventude para o mundo.

“As jornadas são um tapa na cara dessa sociedade hipócrita que não acredita na juventude, que diz que o jovem não quer buscar Jesus, que não quer nada com nada e outras coisas que falam por aí, mas o jovem mostra o contrário, que quer, sim, buscar uma vida em Cristo”, enfatizou.

Após a celebração, os jovens e toda a comunidade saíram em procissão até a praça localizada no cruzamento da rua Amazonas com a avenida Ceará. A caminhada foi embalada ao som do tema da Jornada, “no peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”, que contou com batuque especial de bateria de escola de samba e coreografias dos jovens.

“É um momento histórico da juventude Católica e de muita alegria”, disse o jovem Alvaro Ramos, de 23 anos.

Quem ajudou a carregar os símbolos explica que os objetos são apenas símbolos, mas que a diferença está na reflexão e na mensagem que transmitem. “Quando você está carregando acaba esquecendo que aquilo é um símbolo e lembra do que Jesus fez por nós na cruz. Nosso sacrifício de carregar a cruz não é nada comparado a tudo que Ele passou por nós”, disse o jovem Thiago Melim, de 21 anos.

Depois da caminhada, a programação da noite continuou com shows das bandas Católicas Estação XV, Rastro Divino e Força e Vitória. Quiz com padres convidados também movimentou a noite, além de encenações, adoração ao Santíssimo e missa de encerramento às 5h.

“Para muita gente pode ser uma perda de tempo ficar aqui durante a madrugada, mas para mim é um ganho poder ficar de Jesus e Maria”, ensinou o jovem Pedro Tavares, de 29 anos.

Programação - Nesta terça-feira (26), é o último dia da programação do Bote Fé Campo Grande. Os símbolos visitam durante a tarde o Presídio de Segurança Máxima, às 14h, e a Aldeia Indígena “Darcy Ribeiro”, às 16h.

Às 19h haverá missa de encerramento na Catedral Santo Antônio e logo após os símbolos seguem para o Bote Fé de Coxim.

O Bote Fé é uma preparação regional para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, em julho de 2013.

Mais informações: http://arquidiocesedecampogrande.org.br/arq/bote-fe/8003-programacao-detalhada-do-bote-fe-campo-grande.html

Nos siga no