Comportamento

Com a palavra, gente que passou por aqui e hoje vive novos desafios

Chefe de redação | 04/03/2012 07:17

Para construir uma trajetória a caminho da segunda década, o Campo Grande News começou com um jornalista, uma estagiária, uma pequena sala, dois computadores, uma televisão. A partir daquele 4 de março de 1999, havia uma infinidade de fatos a noticiar e um grande desafio: ser o primeiro, o desbravador. De lá para cá, mudou muita coisa na estrutura, com nova sede, novos equipamentos, nova realidade e, principalmente, gente nova para noticiar o que acontece em Mato Grosso do Sul.

É essa gente, de todos os tipos e jeitos, que carrega a essência deste jornal. Ele é feito de pessoas, de suas histórias pessoais, suas qualidades, seus defeitos. De sentimento, porque não.

Esses 13 anos têm muitas histórias para contar. Entre elas, exemplos de jornalistas que aqui começaram, aqui cresceram, como profissional e como pessoa, e hoje vivem novas histórias de vida.

É com essas pessoas, também, que está a memória do Campo Grande News:

_____________________________________________________________________________

Com a palavra, gente que passou por aqui e hoje vive novos desafios

“O Campo Grande News é um hábito diário. Faz parte da rotina do sul-mato-grossense ligar o computador e acessar o site. Na verdade, o Campo Grande News é leitura “obrigatória” não só dos “conterrâneos”. Amigos que já moraram aqui até hoje procuram as informações do Campo Grande News, alvo de tantos estudos. Era comum ter na redação estudantes parados simplesmente para observar o corre corre destes jornalistas. Falar dos que por esta redação passaram também é motivo de orgulho. Tive a oportunidade de conhecer um time de peso. Os jornalistas desta equipe sempre estão empenhados à procura da melhor informação e no menor tempo. Nesta redação também fiz muitos amigos e a parceria sempre rendeu bons frutos. Nada melhor do que trabalhar com ótimos profissionais e, principalmente, com gente de caráter. Neste aniversário só tenho a desejar que o Campo Grande News continue em nossas vidas e sempre com novidades, como o Lado B, uma ideia da amiga Ângela Kempfer. Acostumada a trabalhar com as notícias mais tristes de todos os dias, sempre me surpreendo com uma notícia boa da editoria. Sucesso!”

Aline Queiroz é coordenadora de produção de rede da TV Record em Campo Grande

“Tive a sorte de passar pelo Campo Grande News em 2003, ainda na faculdade, com a função de pauteiro estagiário. E digo “sorte”, pois foi uma das minhas primeiras experiências numa redação. Lá, durante nove meses, tive contato com jornalistas que me serviam de exemplo, como a experiente Marta Ferreira e a incansável Fernanda Mathias. Com certeza uma “gestação” que ajudou a moldar aquele profissional que entrava no mercado. E como um feto que se desenvolve, pude apurar meu texto, ganhar agilidade, fontes e um reconhecimento que me levou para outro jornal. Neste site precursor conquistei ainda a confiança que me trouxe até aqui, quase dez anos depois, à função de editor-chefe do telejornal do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo e de roteirista de três programas para a SKY TV. E, por tudo isso, registro meu agradecimento a esta grande escola que me acompanha até hoje em meus acessos diários. Parabéns Campo Grande News! “

Alberto Dias, editor-chefe do telejornal do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo e de roteirista da SKY TV

“Minha professora de redação, Maristela Brunetto, era comandante do Campo Grande News. Colegas da faculdade trabalhavam lá (Marina, Afonso, Brigatti) e parecia um lugar tão interessante. Eu quis tanto trabalhar com eles que acabou acontecendo. Foram aulas diárias de puro jornalismo, correria de redação. Me apaixonei e escolhi definitivamente essa profissão fascinante. De lá pra cá foram três jornais impressos até o começo em televisão. E em cada redação lá estava o Campo Grande News trazendo informações quentinhas. Não há jornalista em MS que não acesse o site dezenas de vezes por dia. Virou parada obrigatória. Meu trabalho hoje é gerenciar o jornalismo da Record Goiás... E até em dia de loucura por aqui eu tiro um tempinho para saber o que anda acontecendo no campograndenews.com.br. Ah, e só mais uma coisinha: em Goiás não há notícias on-line com tanta qualidade e velocidade, não existe aqui um CGNews. E a comparação é inevitável: “lá em Campo Grande tem o Campo Grande News, eles dão notícia o tempo inteiro, é incrível, você tem que ver”.”

Ana Raquel Copetti é gerente de Jornalismo na TV Record de Goiás.

“Entrevista com um político por telefone e texto pra ontem. Foi assim minha primeira hora, de teste, na redação do Campo Grande News. Recém saída da UFMS, tremi na base naquele ambiente, que, à época, era um tanto sisudo e com muitos olhares resistentes às focas. Pensei até em sair correndo, mas não sai. E deu tudo certo. O papo fluiu, o texto saiu e eu fiquei. Daquele momento em diante foram muitas as pautas, os personagens tão ricos, as oportunidades de estar onde jamais estaria se não fosse a profissão. E como a gente aprende. E levamos para a vida. Levamos também os amigos, inesquecíveis. Foi no CGNews que minha carreira começou de fato e me sinto muito bem ao lembrar disso. Que o site tenha vida longa, sempre se reiventando e abrindo espaço ao novo, mantendo a essência de informar com qualidade e profissionalismo.”

Fabiana Silvestre, hoje na Assembleia Legislativa e na Íris Agência de Comunicação

“Os oito anos em que participei da equipe do Campo Grande News foram preciosos. Foi a prova de fogo como jornalista, desde o critério para definir o que era notícia, à apuração dos fatos e o produto final: a matéria. O desafio de levar a informação o quanto antes ao leitor, sem perder de vista a qualidade do texto. Muitas vezes acabávamos comendo letras, palavras, esquecendo de trocar a concordância verbal e logo vinha o "pito" do leitor. Mas era muito bom ver o resultado, receber o feed back e perceber que estávamos no caminho certo. Isso ficava evidente conforme as leituras se avolumavam mês a mês e o leitor confiava no trabalho do site, procurando para sugerir notícias, denunciar irregularidades... A quantidade de fontes que continuam contribuindo com furos importantes é um termômetro da credibilidade que o portal construiu. E neste processo foi fundamental a visão da diretoria do Campo Grande News, que sempre prezou por uma equipe capacitada e coesa. Do tempo em que fui colaboradora deste site, fica a experiência impagável e a saudade aguda que se resume àquela clicada no botão "publicar". Sucesso ao Campo Grande News!

Fernanda Mathias, produtora dos telejornais da TV Record de Campo Grande.

“Ter participado de cinco anos da história do Campo Grande News foi o melhor período da minha trajetória no jornalismo. Inicialmente como repórter, tive oportunidade e respaldo para investigar muitos fatos importantes e produzir matérias polêmicas. Depois, por três anos como chefe da equipe, acompanhei fatos marcantes e a cobertura muito me orgulha. Cito episódios que destacaram a capacidade, comprometimento e solidariedade de cada membro- o motorista, o fotógrafo, o repórter, o webdesigner: as rebeliões de presos desencadeadas no Dia das Mães em vários estados e só nossa turma estava em frente à Máxima quando tudo “estourou”, a morte do ambientalista Franselmo, confrontos envolvendo indígenas, a cobertura de eleições...Pude perceber como se consolidou ao longo dos anos a credibilidade do veículo, sendo importante fonte para grandes veículos da imprensa nacional. E como os leitores sempre colaboraram, trazendo fotos, relatos, informações. Essa interação foi uma das coisas que mais me chamou atenção. Uma história em permanente construção"

Maristela Brunetto hoje é advogada e trabalha no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

"Minha casa por quase 10 anos. Choramos, nos preocupamos e rimos muito neste tempo. Valeu cada dia, aprendi de tudo um pouco para a minha vida. Trabalhei com pessoas como Maristela Brunetto, Marta Ferreira, Graciliano Rocha, Humberto, Kisho, Fernanda Mathias Orlando, Marina Miranda, Afonso, Simão Nogueira, David Majella, João Garrigó, Waldermar, Inara e muito mais. Sei que trabalhei com gente da melhor qualidade, são anos que nunca vamos nos esquecer. Esse é o maior legado do Campo Grande News nestes anos: as pessoas que ele abrigou! Parabéns ao Campo Grande News e a todas as pessoas que hoje trabalham nele. Sejam orgulhosas, porque estão no melhor jornal on-line e muito suor já foi derramado para ele ser o que é hoje."

Adriano Hany é coordenador nacional de marketing da Rede Tendência

Nos siga no