Comportamento

Bolo de Santo Antônio de 2012 terá até aliança de ouro para quem quer casar

Nicholas Vasconcelos e Paula Vitorino | 12/06/2012 16:09

Tradição diz que quem encontrar aliança não demora para subir no altar

Bolo começou a ser preparado na segunda-feira. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Bolo começou a ser preparado na segunda-feira. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Terminou na tarde desta terça-feira (12) a montagem do tradicional bolo de Santo Antônio, famoso por realizar o desejo dos apaixonados de Campo Grande que sonham em casar. Maior do que o que foi preparado em 2011, o bolo deste ano da Igreja Santo Antônio conta com um par de alianças de ouro, além de outras 400 escondidas no meio da massa.

A preparação do bolo começou ontem por uma padaria da Capital e terminou hoje com a montagem já na paróquia. As medidas impressionam: são 800 quilos de massa de pão de ló e recheio, distribuidos por seis metros de comprimento por mais de um metro de largura.

Para comemorar o aniversário de 100 anos da paróquia de Santo Antônio, o bolo receberá uma estampa com todas os prédios da igreja desde 1912.

A tradição diz que quem encontrar uma das alianças do bolo não vai demorar para casar, por isso que são esperadas a venda de mais de 4 mil pedaços da iguaria. Na massa deste há duas alianças de ouro que foram colocadas juntas.

“Esse pedaço quem tira já pra casar mesmo, já tá com o parzinho da aliança”, afirma uma das organizadoras Mathilde Varela, de 64 anos, que vai passar a noite cuidando do bolo que será cortado amanhã às 8h.

O padre Ademilson Tomé conta que a tradição de que Santo Antônio é casamenteiro surgiu no século X em Lisboa, onde o santo viveu e que teria ajudado uma jovem pobre a ser casar ao doar o dote. “É preciso pedir com devoção, que Santo Antônio aceita”, encerra.

Serviço - O bolo de Santo Antônio é começa a ser vendido na manha desta quarta-feira a partir das 8h na igreja que fica no cruzamento da rua 15 de Novembro com a avenida Calógeras. Cada pedaço custa R$ 2,50 e pode ser adquirido antecipadamente.

Nos siga no